Que fatores fazem a pele ficar ressecada?

  • +A
  • -A

A pele ressecada é resultado de uma quantidade menor de água no órgão. As consequências desse problema logo se tornam visíveis: vermelhidão, rachaduras, sangramento e aparência endurecida, podendo também causar coceira. Conheça melhor os principais fatores que colaboram para essa perda de água na pele. 

Dermatite atópica pode deixar a pele ressecada


Segundo a dermatologista Bruna Fanton Gallo, existem vários fatores que contribuem para o ressecamento da pele. “A pele ressecada pode ter diversas causas, desde doenças que prejudicam a manutenção da hidratação natural, como a
dermatite atópica, ao uso de alguns medicamentos e causas naturais, como o envelhecimento ou particularidades de cada pele”, afirma a médica. Importante mencionar ainda o ar condicionado e o próprio clima, que também podem deixar a pele ressecada. 

Evitar que a pele chegue a este estado é muito importante para a saúde e a aparência do órgão. A pele ressecada, por perder sua camada de proteção, está mais sujeita ao desenvolvimento de infecções causadas por bactérias e fungos. Além disso, pode apresentar irritação, descamação e facilitar os sinais típicos do envelhecimento precoce.

Banhos quentes podem ressecar a pele


Para o tratamento da pele ressecada, é importante mudar alguns hábitos na rotina. “Algumas medidas bem simples podem evitar o ressecamento, como não tomar banhos muito quentes, que removem a gordura natural da pele, e também não usar sabonetes excessivamente”, cita Dra. Bruna.

Além disso, é fundamental beber bastante água e investir na hidratação corporal, o que pode ser feito com o uso de sabonetes e hidratantes adequados para cada tipo de pele. Vale também usar o protetor solar sempre que se expor ao sol e evitar permanecer muito tempo em um ambiente com o ar condicionado funcionando. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que fatores fazem a pele ficar ressecada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.