Existem doenças capazes de atrapalhar o tratamento do herpes?

  • +A
  • -A

O tratamento do herpes tem como objetivo controlar o quadro para que as crises e, por consequência, os sintomas não venham a tona. Um dos fatores que mais contribuem para a manifestação das crises e acentuação dos sintomas é a fragilização da imunidade. Sendo assim, doenças que afetam diretamente a imunidade tendem a atrapalhar o tratamento contra o vírus do herpes.

Quadros que pioram tratamento do herpes


“Quando tratamos o herpes,
consideramos alguns fatores, como, por exemplo, se é o primeiro episódio ou recorrência/tempo de surgimento das lesões e demais sintomas. Também deve-se levar em conta a presença de doenças, pois existem algumas que relacionam-se à imunossupressão e que podem ser desencadeantes dessa dermatovirose”, explica a dermatologista Thaís Nietsche. 

Ainda segundo a especialista, não apenas esse tipo de doença pode atrapalhar o tratamento do herpes. Problemas de saúde mental também podem ser complicadores nesse contexto, até porque contribuem, da mesma forma, para queda da imunidade. “Situações de estresse, depressão e ansiedade também podem comprometer o tratamento do herpes”, afirma a médica.

Características do vírus e tratamento adequado


Vale ressaltar que o herpes é um vírus extremamente comum e de fácil transmissão, o que faz com que um número grande de pessoas o possua em seu organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estima-se que 99% da população mundial já tenha sido infectada pelo herpes desde a infância, tendo desenvolvido imunidade ao mesmo. Desse total, uma minoria manifesta os sintomas e sofre com crises. No resto dos casos,
o vírus permanece em estado latente (“adormecido”).

O tratamento contra o herpes deve ser iniciado o quanto antes nos casos em que crises e sintomas se fazem presentes (ainda mais quando vêm com frequência), com suporte de um médico dermatologista. O uso de medicamentos é essencial no processo, especialmente aqueles contendo lisina. Estudos apontam que este aminoácido reduz as infecções de repetição provocadas pelo herpes simples.   

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thaís Reginatto Nietsche

Dra. Thaís Reginatto Nietsche

Dermatologia

CRM: 202943 / SP

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Existem doenças capazes de atrapalhar o tratamento do herpes?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.