É preciso passar protetor solar mesmo ao sair rapidamente na rua? Por que?

  • +A
  • -A

O uso diário de protetor solar é fundamental para retardar o processo de envelhecimento da pele, mesmo que a exposição ao sol seja mínima na rotina. É comum as pessoas acharem que uma saída rápida na rua, por exemplo, não é suficiente para grandes danos à pele e por isso abrem mão do protetor solar. Porém, os médicos recomendam usar o filtro em todos os momentos. 

Recomendações de uso do protetor solar no dia a dia


“Devemos usar o protetor solar sempre que sairmos de casa, mesmo que seja rápido. Na verdade, recomendamos o uso do produto até mesmo dentro de casa, pois a radiação das lâmpadas e aparelhos eletrônicos também pode
agravar manchas e favorecer o envelhecimento”, informa a dermatologista Juliana Fonte.

O filtro solar, ao ser aplicado corretamente na pele, cria uma barreira de proteção que impede a penetração dos raios ultravioleta. Essa é a melhor forma de se expor com riscos reduzidos, preservando a pele. O contato sem proteção com os raios solares acarreta no surgimento de manchas, linhas de expressão, ressecamento, perda de brilho, viço e maciez, dentre outras coisas.

Atualmente, existem produtos disponíveis no mercado que oferecem, além da proteção solar, outros benefícios importantes à pele. Melhora da aparência global da pele, prevenção contra os sinais do fotoenvelhecimento (rugas e manchas) e proteção contra queimadura solar são alguns exemplos. Além disso, oferecem uma textura agradável para tornar a experiência ainda melhor. 

Formas complementares de evitar os efeitos nocivos dos raios UV


Outra forma importante de diminuir riscos de efeitos nocivos da exposição solar é buscar sair de casa somente nos horários em que os raios são menos agressivos. Ou seja, o ideal é se expor apenas antes das 10h e depois das 16h.
Além do filtro solar, vale apostar em outras formas de proteção, como boné, chapéu, óculos de sol e camiseta com proteção UV.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É preciso passar protetor solar mesmo ao sair rapidamente na rua? Por que?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.