Quais são as diferenças entre um sabonete líquido e um sabonete em barra?

  • +A
  • -A

Seja para lavar as mãos, para limpar o rosto ou para tomar banho, o sabonete é um produto indispensável na rotina. Mas, além da versão clássica, em barra, existe também a líquida, que vem sendo cada vez mais utilizada. Você sabia que existem diferenças entre um sabonete líquido e um sabonete em barra que vão além do seu formato? Veja quais são!

“Os sabonetes líquidos têm um pH mais próximo da pele”, afirma a dermatologista Marisa Fujimura. Já os sabonetes em barra comuns têm um pH mais alcalino e mais ingredientes químicos para manter a consistência sólida endurecida. No entanto, a médica lembra que já existem sabonetes em barra com um número mínimo de substâncias agressivas. 

Sabonete em barra com poucos sulfatos é mais recomendado


“Gosto muito de indicar sabonetes líquidos para usar no rosto no dia a dia, tanto para pele sensível como peles oleosas. Com o sabonete líquido, sentimos que a limpeza fica mais fácil, uniforme e homogênea, mais leves e menos irritante, sendo possível usá-lo todos os dias para cuidar da pele do rosto”, explica a especialista.

Já os sabonetes em barra são recomendados pela Dra. Marisa para usar na pele do corpo no dia a dia. Esta versão pode ser usada por quem tem a pele sensível, optando por produtos com baixa quantidade de sulfatos, ou por quem tem as costas muito oleosas e que precisa de uma limpeza mais completa para controlar a oleosidade excessiva. 

Sabonete líquido é mais indicado para casos de rosácea e acne


“Para as peles muito sensíveis, hiper-reativas e com tendência a ter dermatites ou
eczemas, é indicado o uso de sabonetes líquidos pois são menos irritantes e agressivos”, aconselha a dermatologista. Esta versão do sabonete também é recomendada para quem sofre de rosácea e para as peles acneicas, que são mais sensíveis ao sulfato presente na versão em barra. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marisa Fujimura

Dra. Marisa Fujimura

Dermatologia

CRM: 61918 / SP

TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são as diferenças entre um sabonete líquido e um sabonete em barra?"

Cassiane

pH da pele é mais alcalino??? Sabonete em barra tem um pH mais ácido???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cassiane. Na verdade o pH da pele é levemente ácido, a nossa pele possui uma camada chamada de manto hidrolipídico, que é levemente ácida – geralmente tem o pH entre 4,7 e 5,75. O sabonete em barra é mais alcalino. A matéria já foi corrigida, agradecemos por levantar os questionamentos. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.