Dermatite: O que fazer para controlar a vontade de coçar a pele?


  • +A
  • -A

Está sentindo coceira na pele? Fique atento porque este é um sintoma comum nos quadros de dermatite. A doença costuma atingir, principalmente, áreas expostas por produtos ou substâncias irritativas e áreas de dobras, como nos braços e atrás dos joelhos.

Compressas de água fria ajudam a aliviar a coceira da dermatite


É importante evitar coçar a pele por causa de algumas complicações. Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Quando as medidas anteriores não funcionam, o dermatologista pode indicar medicamentos para controlar a vontade de coçar a pele. “Nos casos de dermatite muito intensa ou que não resolve somente com mudança de hábitos de banho e hidratação, é possível lançar mão de medicações com ação sedativa que diminuem a sensação de coceira”, explica a especialista.

Coceira intensa da dermatite pode provocar infecções


Infecções bacterianas ou fúngicas estão entre as complicações da coceira causada pela dermatite, que por ser prolongada e bastante intensa, criou um ambiente favorável para o crescimento desses microrganismos. Outra complicação é o líquen simples crônico, cujos sintomas são inicialmente parecidos com a dermatite, mas provoca um ciclo vicioso de coceira na pele.  

No entanto, a coceira não é o único sintoma do problema, como aponta Juliana: “A dermatite é uma reação inflamatória da pele que pode causar vermelhidão, inchaço, descamação e bolhas, de acordo com a causa, a intensidade e a cronicidade”. Assim que perceber um dos sinais ou sintomas, procure um dermatologista para descobrir a causa da dermatite e tratá-la adequadamente.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Dermatite: O que fazer para controlar a vontade de coçar a pele?"

tiollaoo

Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tiolaoo, continue por aqui para acompanhar mais matérias e novidades. Abraços.

rita figueiro

Boa Tarde, tenho liquen simples cronico no pé direito a mais de 4 anos e ja trato com a equipe de dermatologia do hospital de clinicas de porto alegre. Mas até agora não tem tido nenhum tipo de melhora, pelo contrario com o calor e stress meu pé incha e abre umas fissuras. Só que desta vez estou preocupada pois tenho sentido dor no osso do pe e isso tem dificultado pra caminhar. O liquen pode atingir os ossos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rita, a Líquen Plano é uma doença benigna de característica inflamatória crônica da pele, que em raríssimos casos pode evoluir depois de muitos anos para um câncer de pele. De toda forma, uma consulta médica presencial é de extrema importância para que o diagnóstico do caso seja feito por um profissional habilitado. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.