Quais são os cuidados no banho para evitar a irritação da pele sensível?

  • +A
  • -A

A pele sensível acomete várias idades, desde crianças até idosos. Ela ocorre quando a função de barreira protetora da pele é comprometida, tornando-a suscetível a fatores externos, como partículas que causam alergia, substâncias químicas, bactérias e fungos. Algumas práticas comuns de banho podem prejudicar a pele mais sensível e por isso quem possui esta condição deve tomar alguns cuidados.

“Uma pele mais sensível costuma apresentar sintomas como vermelhidão, coceira, ardor, irritação, queimação e até descamação. Pode acometer o couro cabeludo, a face ou o corpo. Tomar banho com maior frequência e usar água muito quente são algumas práticas que normalmente desencadeiam esses sintomas na pele sensível”, informa a dermatologista Ana Caroline Barreto.

Cuidados importantes com a pele sensível para evitar a irritação


A limpeza da pele através da fricção (uso de buchas) também é algo a ser evitado, pois aumenta o ressecamento, uma vez que ocasiona a perda dos fatores naturais de proteção da pele e diminui a camada de gordura (lipídeos). “O uso de produtos com surfactante (como o sabão), limpa a pele com mais intensidade, mas, por outro lado a deixa mais ressecada”, afirma Ana.

É importante que as pessoas com pele sensível escolham produtos de banho que reforcem a função de barreira, protejam contra a perda de umidade e possuam o pH fisiológico. “Os sabonetes neutros são a melhor opção para limpeza da pele sensível. O uso de hidratantes com cheiro ou cor devem ser evitados. Para saber qual produto é ideal para o seu tipo de pele, consulte seu dermatologista”, recomenda.

Cuidados com a pele sensível além do banho


Além de garantir os cuidados com a pele sensível no banho, deve-se ter atenção nos demais momentos do dia, apostando no uso de hidratantes e calmantes que combatam a irritação e o ressecamento,
além do indispensável protetor solar. É recomendado utilizar produtos com pH fisiológico e com propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Caroline Barreto

Dra. Ana Caroline Barreto

Dermatologia

CRM: 155.934 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Quais são os cuidados no banho para evitar a irritação da pele sensível?"

Elaine

Ótimas dicas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elaine, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

ALDO

Bom dia!Gostaria de saber se vocês possuem algum sabonete para o corpo para pele sensível.Já conheço o Nutrel, inclusive, muito bom para o ROSTO.Gostaria que me indicassem um para o CORPO.OBRIGADO

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aldo, a partir de uma avaliação o dermatologista irá te indicar o melhor produto para seu tipo de pele; agende uma consulta. Abraços.

Antonio Ferreira da Silva

Tenho Dermatite de Contato no Joelho esq. Estou usando Epidrat faz 10 dias mais ainda não tive um resultado de melhorar embora o médico passou o Nutrel Creme Suavizante, Não encontro só com Gel e o médico não quê com Gel e o sabonete Suavié

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.