Como um hidratante calmante pode ajudar a pele sensível?

  • +A
  • -A

A pele sensível sofre, muitas vezes, com a escolha equivocada de produtos. Neste tipo de pele, não é raro que um cosmético desencadeie reações alérgicas e de irritabilidade, deixando a pele irritada, vermelha, com coceira e até mesmo com feridas. Porém, é possível encontrar dermocosméticos que não agridem a pele e ajudam na rotina de cuidados diários. Marisa Fujimura, dermatologista convidada pelo Cuidados Pela Vida, explicou o que é um hidratante calmante e como a pele sensível pode se beneficiar dele. 

O que caracteriza um hidratante calmante para o rosto? 


“O hidratante calmante é um produto sem fragrância, hipoalergênico e com ingredientes de origem natural, que promove uma hidratação imediata e duradoura”, define a dermatologista. Por suas características mais leves e sem componentes químicos fortes, o hidratante calmante é a melhor opção para quem tem pele sensível e quer manter a
rotina de cuidados com a pele sem sofrimento. 

 

O uso do hidratante calmante é mais necessário do que se pode imaginar nesse tipo de pele, como esclarece Marisa: “A hidratação da pele sensível é importante pois mantém o microbioma da pele equilibrado e isso permite que a pele mantenha suas funções de proteção e regulação, evitando perda de água e evitando irritações locais. Os hidratantes específicos têm essa função e os probióticos na sua composição mantêm a pele hidratada e sedosa por longos períodos”. 

Que outros cuidados são importantes para a pele sensível?


Além do hidratante calmante, é interessante incluir na rotina de skincare da pele sensível outros produtos que se adequam à sua hipersensibilidade. Sabonetes faciais e géis de limpeza de alta tolerância, bem como um tônico facial e
água dermatológica de composições hipoalergênicas e calmantes também têm prioridade no momento da higienização e limpeza. O protetor solar também não deve ser esquecido, pois a irritabilidade pode piorar com a poluição e a exposição solar sem proteção. 

Hábitos diários também podem ajudar a lidar com a pele sensível. Remover bem a maquiagem e dedicar atenção à higiene do rosto são medidas muito importantes para não acumular impurezas que podem irritar a pele. Dê preferência sempre a banhos frios: o banho quente agride a barreira de proteção natural da pele e a deixa ainda mais frágil. No caso de uma depilação, evite o uso de lâminas e cera quente e procure alternativas mais delicadas, como o laser. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marisa Fujimura

Dra. Marisa Fujimura

Dermatologia

CRM: 61918 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como um hidratante calmante pode ajudar a pele sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.