Como a falta de hidratação pode prejudicar a saúde da pele?

  • +A
  • -A

A hidratação possui função importante no bom funcionamento das células da pele e para a integridade da barreira de proteção do órgão. Trata-se, portanto, de algo mais profundo do que a questão estética apenas. Uma pele bem hidratada corre menor risco de sofrer com irritação, ressecamento, feridas e infecções diversas.  

“A pele tem uma barreira de proteção lipídica que atua evitando a perda de água, que é o principal componente das nossas células. O resultado da perda hídrica sem a reposição constante e adequada é uma pele áspera, ressecada, sem elasticidade e mais suscetível a processos infecciosos”, informa a dermatologista Juliana Fonte.  

Fatores externos que comprometem a hidratação da pele


Segundo a especialista, essa perda hídrica pode ocorrer devido a diversos fatores externos, como exposição solar, poluição, umidade relativa do ar, tabagismo, etilismo, banhos quentes e prolongados, etc. O uso de sabonetes inadequados para o seu tipo de pele também pode influenciar na formação de uma
pele desidratada e ressecada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro, esses mesmos fatores externos que provocam a perda hídrica da pele podem ser combatidos por meio de uma rotina de hidratação adequada da pele. Além disso, o momento ideal para a hidratação da pele é após o banho, dando prioridade às áreas mais propensas ao ressecamento, como joelhos, tornozelos e calcanhares.  

Tratamento contra desidratação da pele


“É importante frisar que para garantir uma
pele saudável e viçosa por meio da hidratação, é importante não apenas a ingestão de água, mas também realizar a hidratação com produtos adequados para o seu tipo de pele”, orienta a médica. Há hoje no mercado produtos compostos por ativos que, além de hidratar, ajudam a restaurar e fortalecer a pele. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro:

http://sbdrj.org.br/catnoticias/por-que-hidratar-a-pele-e-tao-importante/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
hidratacao
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como a falta de hidratação pode prejudicar a saúde da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.