Como a água quente prejudica a barreira de proteção da pele?

  • +A
  • -A

Por mais que o banho de água quente seja, para a maioria das pessoas, a melhor opção nos períodos mais frios do ano (outono e inverno), é importante ter em mente que a água em temperatura elevada compromete a pele, prejudicando sua barreira de proteção. Sendo assim, deve-se buscar formas de compensar esse efeito negativo. 

“A água quente retira parte da barreira protetora da pele, causando ressecamento. Além disso, com o passar do tempo tomando banho quente todos os dias, a pele fica com aspecto craquelado. Isso causa coceira e também provoca o surgimento de placas vermelhas”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia. 

Importância da hidratação após banho de água quente


Segundo a especialista,
sempre que se toma banho, principalmente com água quente, deve-se, imediatamente, realizar a hidratação da pele. “Ao sair do banho, ainda com a pele úmida, você deve passar um bom hidratante para amenizar os efeitos negativos da água quente na pele”, afirma a profissional.

O hidratante ideal será aquele cujas características mais se adequam à realidade de cada pele. Sendo assim, é essencial buscar um médico dermatologista de confiança que possa te analisar e indicar a melhor opção. Existem produtos hoje no mercado que se destacam pela multifuncionalidade, atuando não apenas como hidratantes, mas também entregando outras funções, como proteção solar, antioxidante, calmante, fortalecedora, etc.

Temperatura ideal do banho em épocas de frio


Quem tem a
pele sensível sofre ainda mais com a água quente, precisando, portanto, tomar mais cuidados que o normal. A temperatura ideal da água para banhos no inverno, tanto para quem tem pele sensível quanto para os demais, gira em torno dos 28ºC. Este valor está bem abaixo do que muitas pessoas se submetem nesse período (40ºC). A duração do banho de água quente também compromete a barreira de proteção da pele.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Como a água quente prejudica a barreira de proteção da pele?"

Ana Maria Machado da Silva

Gotei muito dessa matéria.Sou uma dessas pessoas que toma banho com água quente.Gostaria de saber se vcs podem me indicar um hidratante bom.Desde já muito obrigada

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.