O uso contínuo de cosméticos no cabelo pode prejudicar a saúde dos fios?


  • +A
  • -A

Cabelos fortes, brilhosos e hidratados são, em parte, resultado dos cuidados que os fios recebem ao longo da vida. Esses cuidados envolvem, por exemplo, uma alimentação balanceada, uma limpeza adequada e o uso correto de produtos cosméticos. Mas, será que essas substâncias podem prejudicar a saúde dos fios se utilizadas frequentemente? 

Alguns tipos de produtos podem enfraquecer o cabelo


“Cosméticos para cabelos como xampus e condicionadores não prejudicam a saúde dos cabelos quando usados de forma contínua. O ideal é que sejam escolhidos produtos adequados para aquele tipo de fio e também para aquele couro cabeludo”, esclarece a dermatologista Bruna Fanton Gallo. 

A médica lembra ainda que existe um mito que diz que sulfato, uma substância encontrada nos xampus e que serve para limpar e produzir espuma, faz mal à saúde dos fios: “Muito fala-se sobre sulfatos, parabenos e silicones. Mas, quando são utilizados com a indicação correta, não prejudicam os cabelos ou o couro cabeludo, pelo contrário”. 

Por outro lado, existem algumas substâncias que podem ser prejudiciais. A especialista cita as tinturas e produtos químicos alisantes como exemplos. “Podemos lançar mão de tratamentos recuperadores e hidratantes, mas esses fatores realmente causam danos, então, o melhor mesmo é evitar”, recomenda a profissional.

Secadores podem prejudicar a saúde dos fios


Além disso, é importante evitar
secadores e pranchas de alisamento, contato com a radiação solar e tração dos fios por causa de penteados muito apertados. Esses fatores podem causar tanto danos à haste capilar, como enfraquecimento, opacificação, danos térmicos e quebra dos fios (piorando o quadro de calvície em quem já tem o problema), quanto ao couro cabeludo, como alergias e inflamação. 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso contínuo de cosméticos no cabelo pode prejudicar a saúde dos fios?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.