Existe alguma razão para a calvície ser mais comum em homens?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existe alguma razão para a calvície ser mais comum em homens?

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é hereditária e pode ocorrer em ambos os sexos, sendo mais comum em homens. A frequência e a gravidade vão aumentando com a idade. O fato do problema ser mais frequente em homens está relacionado ao principal hormônio sexual masculino, que é a testosterona.

Ação da testosterona na calvície


“Existe uma razão para a calvície ser mais comum em homens do que em mulheres. Isso ocorre porque os hormônios masculinos são os mais envolvidos na manifestação da doença. A influência desse hormônio é tanta que 80% dos homens apresentam algum sinal de calvície aos 70 anos”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

A médica explica que a testosterona é convertida em dihidrotestosterona pela enzima 5-alfa-redutase II, presente nos folículos do couro cabeludo (a atividade dessa enzima é aumentada em homens acometidos). “A dihidrotestosterona é capaz de causar miniaturização dos fios (deixando-os finos e curtos), até que no futuro esses fios sumam e o folículo se feche”.

Genética e calvície


Apesar dessa grande influência hormonal,
alguns homens não sofrem de calvície. Envelhecem e continuam com o cabelo volumoso por toda a cabeça. O fator que melhor explica isso é a genética. “A transmissão hereditária da alopecia androgenética é poligênica, isto é, depende de vários genes envolvidos (autossômicos e ligados ao X)”, afirma a dermatologista.

Por ser um tipo de alopecia bastante comum e pela força da hereditariedade, a calvície tende a ser herdada de geração em geração. Não se sabem todos os genes e fatores envolvidos, pois ainda são necessários muitos estudos futuros. “O mais importante é sabermos identificar precocemente a calvície para iniciar logo o tratamento, caso o paciente deseje”, recomenda Daniela.

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Existe alguma razão para a calvície ser mais comum em homens?"

Clebson

Existe cosméticos que ajudam a reverter a calvície?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Clebson, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cabelo/medicamentos-topicos-calvicie
Abraços.

Franciane

mesmo no meu caso, sendo mulher, fui diagnostica com alopecia androgenética, e a minha médica orientou o uso de minoxidil mas meu cabelo caiu ainda mais no período em que eu usei que foram 2 meses. Qual seria o posicionamento de vocês com relação ao uso de minoxidil em mulheres?Desde já agradeço,

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Franciane, para mais informações a respeito deste produto entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Kyzzy

Com relação ao comentário da Francine, eu também estou fazendo tratamento com minoxidil e o tratamento ocorre por um período superior 2 meses. Tem uma queda acentuada, pois a seguir inicia o crescimento de novos fios mais fortes e saudáveis.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.