Perucas, bonés e bandanas causam queda de cabelo?


  • +A
  • -A

No passado, foi afirmado por uma revista médica que o uso de bonés era o grande culpado pela queda de cabelo e essa informação foi sendo repassada para a população com muita propriedade, deixando todos muito preocupados.

No final da segunda Guerra Mundial, em 1945, as verdadeiras causas da calvície (queda de cabelo) foram sendo descobertas por pesquisadores, excluindo a hipótese de o boné causar o problema, apesar disso, até hoje muitas pessoas ainda acreditam que o hábito pode ser um risco.

Pessoas que não tem predisposição para a queda de cabelo não ficarão calvas pelo uso do boné, enquanto que, aquelas que tem uma predisposição genética, com ou sem o uso frequente do boné, apresentará a queda dos fios.

Aqueles que apresentam dermatites (inflamação da pele) ou caspa no couro cabeludo precisam ficar atentos, pois o uso do boné aumenta o calor local e, consequentemente, a produção de oleosidade e umidade, podendo levar a queda de cabelo pelo agravamento dos problemas citados acima, naqueles que já apresentam uma tendência.

Seguem algumas dicas para pessoas que gostam de utilizar o boné no dia a dia:

-Manter o couro cabeludo sempre limpo, lavando os cabelos conforme recomendação de um dermatologista;

-Boné, chapéu, capacete ou gorro, também devem estar sempre limpos para evitar qualquer tipo de problema;

-Evitar o uso de boné ou chapéu muito apertado, pois a força da tração pode causar a queda dos fios.

Atenção: não foram encontrados trabalhos que falassem sobre o uso de bandanas e perucas, apesar disso, como esses objetos causam um atrito semelhante ao boné no couro cabeludo, acreditamos que as orientações sejam as mesmas.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
calvicie
queda-de-cabelo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Perucas, bonés e bandanas causam queda de cabelo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.