Passar muito gel no cabelo pode favorecer a calvície?

  • +A
  • -A

Muitos homens gostam de usar gel no cabelo no dia a dia, visto que o produto deixa o penteado mais sério e confere ao visual estilo e elegância. Usar gel com moderação, aplicando uma quantidade pequena, não danifica o cabelo. O problema surge quando há excesso, podendo, inclusive, resultar na queda dos fios.  

Efeito do excesso de gel no cabelo


Passar muito gel no cabelo favorece a calvície, pois pode obstruir os orifícios de saída dos folículos pilosos, impedindo a liberação do material produzido pelas glândulas e afetando a saúde dos cabelos. Quando a aplicação é feita em pequenas quantidades de gel, é permitida”, informa o dermatologista Murilo Drummond.  

Conforme explica o especialista, para que os fios se mantenham saudáveis, é preciso haver um funcionamento correto da chamada unidade pilossebácea, que é composta por uma glândula sebácea e pelo cabelo. “Estes elementos se comunicam através de um canal por onde sai a secreção sebácea”. O excesso de gel no cabelo atrapalha esse processo necessário e, então, os fios são comprometidos.

É importante destacar que o excesso de gel sozinho não provoca a calvície, pois para que este quadro se estabeleça é necessário que atuem juntos diversos fatores. O excesso de gel apenas contribui para que o problema se manifeste. Se um indivíduo possui a genética muito favorável para não ter calvície, por exemplo, mesmo usando quantidades grandes de gel em seu dia a dia ele pode não ter problemas com queda dos fios.

Tratamento para calvície


Já no caso daqueles em que há queda de cabelo por conta do uso excessivo de gel, o primeiro passo para controlar o problema é interromper a prática. Se a calvície já tiver comprometido significativamente o cabelo, pode ser necessário
investir em um tratamento medicamentoso capaz de retardar a queda e recuperar o crescimento nas áreas afetadas.   

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Murilo Drummond

Dr. Murilo Drummond

Dermatologia

CRM: 52337051 / RJ

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Passar muito gel no cabelo pode favorecer a calvície?"

Amorim

Tenho pré disposição a calvicie; utilizo o gel em quantiades moderados a fim do gel não ter contato com o couro cabeludo. Existe outra recomendação além da referida anteriormente?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.