O que é alopecia androgenética? Saiba mais sobre essa condição que causa queda de cabelo!

  • +A
  • -A

A queda de cabelo excessiva pode ser um sinal da chamada alopecia androgenética, nome mais técnico da calvície. Essa condição é muito frequente na população, principalmente entre os homens, e pode mexer com a autoestima. Convidamos a dermatologista Kaliandra Cainelli para explicar o que é alopecia androgenética e contar mais detalhes sobre este tipo de queda capilar. Confira!

Quais os sinais e sintomas da alopecia androgenética?

“A alopecia androgenética corresponde à queda de cabelo determinada geneticamente. Acomete homens e mulheres, podendo começar na adolescência, mas só ficando aparente a partir dos 40 ou 50 anos de idade. Neste processo, o estímulo hormonal, junto ao fator genético, faz com que a cada ciclo, o cabelo fique mais fino”, explica a médica. 

A queixa mais frequente sobre a calvície, segundo Dra. Kaliandra, é o afinamento dos fios, que faz com que o cabelo fique ralo e o couro cabeludo fique mais evidente. Nos homens, este sinal é comum principalmente nas famosas “entradas”, região localizada entre a testa, a lateral e o topo da cabeça. Depois, o problema segue para o topo e continua avançando, restando apenas uma pequena parte com cabelo nas laterais e atrás da cabeça. 

Como a alopecia androgenética afeta as mulheres?

Embora os homens correspondam ao principal grupo afetado pela alopecia androgenética, a condição também atinge as mulheres. “Nelas, a calvície acomete a região central”, explica a médica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além da queda de cabelo, a calvície feminina também pode provocar alterações menstruais, acne e aumento de pelos no corpo, mas, geralmente, os sintomas são mais discretos. 

Com relação aos fatores capazes de piorar a alopecia androgenética nas mulheres, a dermatologista explica que “sabemos que a menopausa nas mulheres pode acelerar o quadro”. A suplementação de hormônios masculinos é outro exemplo mencionado pela SBD. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O que é alopecia androgenética? Saiba mais sobre essa condição que causa queda de cabelo!"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.