Como funcionam os medicamentos tópicos usados no tratamento da calvície?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como funcionam os medicamentos tópicos usados no tratamento da calvície?

Os medicamentos tópicos utilizados no tratamento da calvície funcionam tanto para impedir que os fios continuem desaparecendo, quanto para tornar esses mesmos fios maiores. Em outras palavras, ajudam a diminuir a queda e a aumentar o volume do seu cabelo. Quanto mais jovem você iniciar esse tratamento, maiores as chances de sucesso.

 

Atuação dos medicamentos tópicos usados contra a calvície

 

A aplicação do produto deve ser feita no couro cabeludo, pois ele estimula o aumento do fluxo de sangue no local, o que é essencial para que o cabelo cresça. É importante que você seja bastante disciplinado e paciente com o tratamento, pois a aplicação deve ser feita todos os dias durante alguns meses para que o resultado seja de fato percebido.   

“Esses medicamentos atuam em dois sentidos: primeiro, eles aumentam a perfusão vascular dos fios, melhorando seu tamanho e largura (tendo em vista que se encontravam anteriormente em processo de miniaturização). Além disso, a aplicação contribui para a diminuição da queda dos fios”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.  

 

Eficiência dos medicamentos tópicos para calvície

 

A especialista ressalta o fato da calvície consistir em um processo de miniaturização dos fios, em função da atuação de uma forma mais ativa da testosterona, a dihidrotestosterona. “A calvície faz com que os fios vão ficando cada vez mais em miniatura até sumirem por completo. O próprio paciente reconhece que em alguns locais seus cabelos estão ficando mais esparsos e finos”, afirma Gabriella.

Quando os fios somem por completo, não há mais resultado com o uso dos medicamentos tópicos, já que a eficiência do medicamento depende da época em que o tratamento se inicia. “Pacientes com menos de 10% do couro cabeludo acometido e com menos de 10 anos de calvície, na faixa dos 30 anos de idade, possuem grandes taxas de eficácia (em torno de 60%). O ideal é que você comece cedo”, completa a especialista.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funcionam os medicamentos tópicos usados no tratamento da calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.