Existem casos de calvície que afetam toda a extensão do couro cabeludo?

  • +A
  • -A

A calvície, normalmente, se manifesta em áreas específicas do couro cabeludo, que seriam a parte frontal, começando pelas “entradas”, e a parte superior traseira (a “coroa”). Contudo, existem casos em que a perda capilar acomete toda a extensão da cabeça. As regiões afetadas, assim como a intensidade do quadro, variam bastante de acordo com o paciente. 

Calvície em todo o couro cabeludo pode acontecer, mas não é comum


“Há casos de calvície que afetam toda a extensão do couro cabeludo. Na verdade, em todos os tipos de alopecia existem casos mais extensos,
seja na androgenética (calvície), areata ou outra. Porém, é importante ressaltar que tais casos são mais raros. Trata-se de algo que depende da predisposição individual, geralmente”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

Tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível


Como a
calvície é uma doença muito associada à herança genética, é considerada crônica e, portanto, sem cura. Mesmo assim, é possível controlar e reverter o problema com o tratamento adequado. A maior dificuldade ou facilidade do tratamento estará de acordo com o nível de severidade do quadro. Quanto menos intensos forem os sintomas, menos complicado tende a ser o processo.

Da mesma forma, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores as chances de controle da doença. Caso o tratamento seja iniciado tarde, em um momento em que já tenha ocorrido perda total ou quase isso em determinadas regiões, fica muito difícil reverter. Quando você inicia o tratamento ainda no início, ao perceber as “entradas”, as chances de controle aumentam muito. 

Tratamento medicamentoso


De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tratamento contra a calvície se baseia no uso de medicamento específico capaz de estimular o crescimento dos fios nas áreas afetadas. Esses fármacos também ajudam a retardar o
processo gradativo de rarefação capilar, o qual constitui o quadro de calvície. É fundamental respeitar de forma rígida o modo de aplicação do produto e seu tempo de uso. Somente assim será possível começar a ver um resultado positivo.   

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem casos de calvície que afetam toda a extensão do couro cabeludo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.