É possível se prevenir da calvície?


  • +A
  • -A

A calvície é uma condição que tem forte influência da herança genética, o que significa que se você tiver tendência para desenvolvê-la, dificilmente conseguirá ficar ileso de sua manifestação. Porém, isso não significa que você não pode fazer algo a respeito. Existem tratamentos eficientes, capazes de frear o processo de queda capilar.  

Iniciar o tratamento o quanto antes é a melhor forma de prevenção


“O ideal é que o tratamento seja iniciado tão logo se observem os primeiros sinais de calvície. Esta é a
principal forma de prevenir ou desacelerar a progressão do problema”, afirma a dermatologista Karina Lopes. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais fácil fica a recuperação e neutralização da progressão dessa condição.  

O tratamento contra calvície se vale de diferentes medidas, mas a principal é o uso de medicamento específico. “Há vários tratamentos disponíveis e estes devem ser indicados por um dermatologista que tenha experiência no assunto”, orienta a médica. Tomar qualquer tipo de medicação sem prescrição de um especialista é fortemente desaconselhado.

Tratamento e prevenção contra calvície


O tratamento medicamentoso é capaz de frear o processo de queda capilar que caracteriza a calvície e também de estimular o crescimento dos fios nos locais já afetados. Funciona, inclusive, para fazer a barba crescer nos homens com barba falhada e/ou rala. Porém, quando a calvície já se encontra em estágio avançado
é difícil conseguir bons resultados. Por isso a importância de iniciar o tratamento o quanto antes. 

Além dos remédios, é importante também investir em outros cuidados que auxiliam na prevenção e tratamento da calvície, como por exemplo evitar oleosidade e dermatite seborreica (caspa) no couro cabeludo e buscar o consumo adequado de nutrientes importantes para a saúde capilar, como biotina, selênio, zinco e ferro.    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Karina Lopes

Dra. Karina Lopes

Dermatologia

CRM: 157665 / SP

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível se prevenir da calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.