É possível reverter a calvície quando ela já está totalmente instalada?


  • +A
  • -A

A calvície é um problema que, na maioria das vezes, tem a genética como causa. Ela não é capaz de provocar nenhuma doença diretamente, mas pode acabar afetando a autoestima das pessoas. No entanto, muitos homens não sabem que existe um tratamento eficaz ou buscam ajuda apenas quando a condição já está totalmente instalada. Será que existe uma solução para esses casos?

 

Tratamento deve ser feito ainda no desenvolvimento da calvície

 

Segundo a dermatologista Juliana Fonte, não há muito o que fazer quando o homem já perdeu todos ou quase todos os fios de cabelo. “Não é possível reverter a calvície em um paciente que já esteja totalmente calvo”, afirma a especialista.

O melhor momento para procurar auxílio médico e, assim, tratar a calvície é logo que o paciente perceber que o volume dos cabelos está diminuindo. Esses sinais são vistos principalmente nas entradas. Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será o resultado.

 

Medicamentos tópicos são indicados para tratamento da calvície

 

O tratamento da calvície pode ser feito com o uso de medicações tópicas e/ou orais, que têm como objetivo retardar a queda capilar, estimulando o crescimento e o aumento da espessura dos fios. Há ainda outras opções, que poderão ser avaliadas com um dermatologista, como a microinfusão de medicamentos na pele, técnica chamada de MMP, o microagulhamento e o transplante capilar. 

Há diversos fatores que determinam o sucesso do tratamento e um dos principais é a adesão às medidas propostas, já que o tratamento é feito no longo prazo e uma resposta satisfatória somente começa a surgir a partir do quarto mês de uso do medicamento.

“Tratar outras desordens do couro cabeludo que possam acentuar a queda dos cabelos, ter uma alimentação balanceada e controlar o peso em pacientes obesos para evitar oscilações hormonais que podem piorar a calvície” são outros fatores destacados pela médica.  

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível reverter a calvície quando ela já está totalmente instalada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.