É possível diminuir a queda de cabelo com remédios?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gabriella Albuquerque
- +A
- -A
A queda de cabelo é uma preocupação estética para qualquer pessoa, mas no geral são os homens que mais sofrem com isso, já que a calvície é estatisticamente maior no sexo masculino. Para a sorte de muitos, o problema não é um daqueles casos sem solução. Existem diferentes maneiras de tratá-lo, com resultados positivos.
“É possível diminuir a queda de cabelo através da reposição de vitaminas, em especial a vitamina D3, do ferro ou do uso de medicamento específico”, garante a dermatologista Gabriella Albuquerque. Segundo a médica, a atuação dos remédios no couro cabeludo para impedir a queda dos pelos varia muito.
Queda de cabelo pode ser combatida com remédios tópicos e orais
“Alguns medicamentos atuam diminuindo a ação hormonal da testosterona, outros ajudam no fornecimento de aminoácidos para o bulbo capilar se fortalecer (como no caso das vitaminas). Então realmente a ação destes fármacos varia muito de acordo com o produto”, explica.
“Medicações tópicas podem aumentar a vascularização do couro cabeludo e, com isso, a quantidade de fios no local onde são aplicadas também se eleva. O bom é que elas causam menor chance de manifestações sistêmicas (arritmias e hipotensão). Já o uso oral de medicações promove uma melhora de todo o couro cabeludo e não apenas de uma determinada área de aplicação.”
Efeitos colaterais dos remédios para calvície
Gabriella chama atenção também aos efeitos colaterais dos remédios para calvície. “Alguns podem causar impotência sexual reversível (o que ocorre em 1,8% dos casos) e redução de libido, enquanto outros podem gerar problemas de irritação no couro cabeludo. Arritmia cardíaca também pode acontecer, apesar de ser algo raro, por isso mesmo tais medicamentos não são recomendados para grávidas e lactantes”.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 –http://gabriellaalbuquerque.com.br/
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gabriella Albuquerque
Dermatologia
CRM: 71503-4 / RJ
- 16 comentários para "É possível diminuir a queda de cabelo com remédios?"
-
Ribeiro
Estou usando minoxidil na barba, caso eu usar finasterida vai ocorrer a disfusão erétil?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Ribeiro, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.
-
Rony
Olá me chamo Rony tenho 25 anos e é a segunda vez vez que sofro com a queda de cabelo porém só em uma região arredondada ..Já usei Pant e minoxidil e nada resolveu será que meu caso é grave?
-
Stephane
Bom dia! Minha mãe e eu temos queda estou com 28 anos e ela 38.Gostaria de saber se tem algumas dicas para calvície feminina?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Stephane, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/nutrientes-qualidade-fio-cabelo
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.