Couro cabeludo queimando durante contato com o sol pode ser sintoma de alopecia?


  • +A
  • -A

Utilizar o filtro solar é a principal medida para se proteger de queimaduras causadas pelo contato da pele com o sol. O couro cabeludo, geralmente, não é motivo de preocupação, já que costuma estar coberto pelo cabelo. No entanto, essa região da cabeça também pode ficar queimada. Se for o caso, fique atento: esse pode ser um sintoma de alopecia, mais conhecida como calvície.

Alopecia deixa couro cabeludo exposto ao sol

Segundo a dermatologista Juliana Fonte, os principais sintomas da alopecia são o afinamento dos fios de cabelo e, como consequência, redução de volume, deixando o couro cabeludo mais visível. Há também queda de cabelos e o surgimento das famosas entradas, na região de encontro da frente com a lateral da cabeça, especialmente nos homens.

“Os fios de cabelo acabam protegendo o couro cabeludo da radiação solar. Entretanto, quando a densidade de fios diminui e os cabelos ficam mais ralos, o couro cabeludo acaba ficando mais exposto e mais suscetível à queimadura solar”, explica a especialista.

Veja como proteger o couro cabeludo dos raios ultravioletas


Ao perceber que o couro cabeludo está ardendo por causa do sol, comece a protegê-lo dos raios ultravioletas.
Aplique filtro solar na área exposta e reaplique várias vezes ao longo do dia. Se preferir, existem produtos que bloqueiam a ação dos raios solares e que são específicos para os fios de cabelo.

É importante também procurar um dermatologista para iniciar o tratamento da calvície. “O tratamento da alopecia androgenética deve ser feito com medicação tópica, medicação oral, escova ou capacete de led e procedimentos no consultório médico, como microagulhamento e MMP (microincisão de medicamentos na pele)”, afirma Juliana.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Couro cabeludo queimando durante contato com o sol pode ser sintoma de alopecia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.