AchèAchè
    search
    Título

    Como lidar com o excesso de oleosidade na pele no verão para não comprometer o quadro de calvície?

    Uncategorized

    Por

    No verão, é comum o aumento da oleosidade da pele, o que pode ser um fator de risco para pacientes com calvície. O excesso de oleosidade sozinho não provoca calvície, doença originada, principalmente, pelo histórico genético. Porém, quando o couro cabeludo sofre com níveis elevados de oleosidade, a situação do indivíduo calvo fica ainda pior.   

    Controle da oleosidade no tratamento da calvície


    “Mesmo quem não tem problema de calvície pode ter
    queda de cabelos pelo excesso de oleosidade. Isso ocorre pois a quantidade exagerada de óleo obstrui os poros no couro cabeludo, prejudicando a nutrição dos cabelos. Como consequência, os fios acabam se tornando opacos, fracos, com aparência de sujos e tendem a cair mais”, explica a dermatologista Juliana Fonte.

    Segundo a especialista, para evitar o excesso de oleosidade é importante adotar alguns cuidados na rotina. Alguns exemplos são: lavar o cabelo com mais frequência; e usar shampoo anti resíduos uma vez por semana, já que os resíduos que ficam nos fios e no couro cabeludo acabam favorecendo o aumento da oleosidade e perda de brilho dos cabelos. 

    “Também é recomendado evitar aplicar condicionadores, máscaras e leave-in no couro cabeludo; não ficar passando as mãos no cabelo durante o dia; evitar o consumo excessivo de fritura e gordura; buscar não usar boné, lenço ou chapéu por tempo prolongado; não dormir com o cabelo molhado; evitar lavar o cabelo com água quente; e, se possível, ao final do banho fazer um último enxágue nos cabelos com água mais fria”, acrescenta a médica.

    Tratamento medicamentoso é fundamental


    Além de lidar com a
    oleosidade e demais fatores externos que atrapalham o quadro de calvície, é importante que o paciente já diagnosticado inicie o quanto antes e mantenha o tratamento adequado. Este consiste no uso de medicamento específico, o qual deverá ser indicado pelo médico especialista que acompanha o caso. A ação desse tipo de remédio consiste em retardar o processo de perda capilar e estimular o crescimento dos fios nas áreas mais afetadas. 

     

    Foto: Getty images

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes