Como fazer uma hidratação e cuidar dos cabelos em casa?

  • +A
  • -A

Durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, é preciso arrumar maneiras de ocupar o tempo, o que ajuda a manter a mente saudável e a desviar a atenção das notícias ruins. Que tal fazer isso cuidando dos cabelos? Como as autoridades de saúde orientam a ficar em casa, separamos algumas dicas para você fazer uma hidratação e cuidar dos cabelos sem precisar sair de casa. Confira!

Máscaras e protetores térmicos são opções para cuidar dos cabelos em casa


“É possível lançar mão da hidratação dos fios em casa. Para cabelos danificados, por química ou uso frequente de secadores e chapinha, por exemplo, o uso semanal (ou quantas vezes achar necessário) de máscaras reconstrutoras está indicado”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo.

Outra opção recomendada pela médica para cuidar dos cabelos é a aplicação de óleos finalizadores e protetores térmicos nos fios. Essas substâncias são importantes para minimizar os danos causados pelo uso de secadores e chapinhas e ainda ajudam a deixar os cabelos com mais brilho. 

Óleo de coco ajuda a manter os fios hidratados


“Já uma dica caseira para hidratar os fios é aplicar óleo de coco nos cabelos secos, deixar agir por algumas horas e depois lavar normalmente”, cita a especialista. No entanto, é preciso lembrar que o óleo de coco deve ser utilizado apenas nas pontas e no comprimento dos fios. O cabelo pode ficar excessivamente oleoso se o produto for aplicado nas raízes. 

Outros cuidados importantes e que devem ser mencionados são nunca dormir com o cabelo molhado ou amarrado, não lavar os fios com água quente e escová-los antes de lavá-los para ativar a circulação do sangue no couro cabeludo. Quem tem cabelos oleosos deve usar shampoos adequados para evitar o surgimento ou a piora da dermatite seborreica.

Seu cabelo está caindo mais durante o isolamento social?


Dra. Bruna relata que, durante a quarentena, observou a alteração de alguns hábitos de cuidados com os cabelos das pessoas: “Alguns pacientes me relataram que estão espaçando mais o período entre as lavagens e, por isso, estão com a sensação de que os cabelos estão caindo mais. Alguns reclamam de coceira também”. 

Entretanto, ela lembra que boa parte da perda de fios acontece durante a lavagem e que perdemos cerca de 100 fios por dia. A diminuição da frequência de lavagem dos cabelos dá a impressão de que os fios estão caindo mais, o que não é necessariamente verdade. 

Agora que você já sabe como cuidar dos cabelos em casa, é hora de colocar a mão na massa! Não se esqueça de manter os fios sempre limpos para fortalecê-los e ainda evitar a caspa e a queda excessiva. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como fazer uma hidratação e cuidar dos cabelos em casa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.