Calvície: existe algum tipo de cabelo mais predisposto à queda?


  • +A
  • -A

A ocorrência da alopecia androgenética (calvície, como é conhecida popularmente) depende, principalmente, da predisposição genética de cada indivíduo. Portanto, não há relação com o tipo de cabelo em si. Sabe-se apenas que os homens são mais atingidos do que as mulheres e que o índice de calvície aumenta com a idade.

“Na verdade, não há um tipo de cabelo que seja mais predisposto a sofrer com a calvície. Porém, as pessoas acometidas pela doença, no geral, apresentam cabelos mais finos e rarefeitos, o que é resultado da própria queda, e isso tende a piorar ao longo dos anos”, informa a dermatologista Karina Lopes.

Tratamento da calvície pode variar de acordo com o tipo de cabelo


Já em relação aos cuidados com os fios, os tratamentos poderão variar conforme o tipo de cabelo. Uma pessoa com cabelo mais seco e fino, por exemplo, deve ter cuidados diferentes de outras com os fios mais oleosos e encaracolados. “
Tratamentos devem ser sempre individualizados e gerenciados por um profissional habilitado”, ressalta a médica.

Quanto aos tratamentos da calvície em si, com remédios, loções e procedimentos dermatológicos, a escolha do que será utilizado vai variar conforme alguns fatores: a avaliação médica de cada paciente, a intensidade da calvície e a presença de indicações e contraindicações específicas a cada medicação.

Medicamentos e nutrientes importantes para o tratamento da calvície

Os medicamentos utilizados no tratamento da calvície são capazes de desacelerar o processo de queda capilar e alguns conseguem também estimular o crescimento de fios nos locais mais acometidos. O consumo de nutrientes importantes para a saúde dos cabelos (biotina, vitaminas A, C e E, ferro, zinco, selênio etc) por meio da alimentação e/ou suplementos também é importante para o tratamento.  

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Karina Lopes

Dra. Karina Lopes

Dermatologia

CRM: 157665 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Calvície: existe algum tipo de cabelo mais predisposto à queda?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.