Calvície: queda de cabelo pode acontecer por causa da falta de nutrientes?

  • +A
  • -A

Calvície – ou alopecia androgenética – é uma doença que causa o afinamento progressivo dos fios e queda de cabelo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a condição se inicia na adolescência, mas tende a se tornar aparente décadas depois, por volta dos 40 ou 50 anos de idade. Embora as causas da calvície sejam genéticas, alguns fatores podem agravar o problema, incluindo a falta de nutrientes no organismo. A seguir, a dermatologista Vanessa Kodani explica qual é a importância da alimentação para manter o cabelo saudável. Confira! 

Dieta balanceada é fundamental para um cabelo saudável

Ter uma alimentação rica em nutrientes é indispensável para o funcionamento de todo o corpo – e com a saúde capilar, isso não poderia ser diferente. “O organismo entende que cuidar dos cabelos é secundário a outros órgãos vitais, deixando de lado se há falta de nutrientes. Por isso, uma alimentação balanceada, com muitas vitaminas, minerais, oligoelementos e evitando alimentos processados, açúcar e excesso de carboidratos é fundamental”, destaca a especialista. 

Em alguns casos, pode ser necessário complementar a dieta com o uso de suplementos vitamínicos prescritos por um médico. Contudo, tenha sempre em mente que se autodiagnosticar e administrar remédios por conta própria é fortemente contraindicado. 

Falta de nutrientes não é o que causa calvície, mas pode agravar a doença

A calvície é uma doença de causas genéticas. No entanto, fatores como estresse e alimentação inadequada são capazes de agravar os sintomas da condição. De acordo com a Dra. Vanessa, “a genética da calvície poderia ser ‘acionada’ pela falta – ou até mesmo pelo excesso – de algum nutriente, devido ao desequilíbrio do organismo”. Por isso, é importante aliar o uso de medicamentos específicos para o controle da calvície a um estilo de vida saudável. 

As recomendações da dermatologista para ter um cabelo saudável são simples, porém eficazes: “Exercício, boa alimentação, respeitar corpo e mente em relação ao trabalho, ter tempo para lazer e relaxamento, além de sempre cuidar de questões emocionais”. Se você está incomodado com a queda de cabelo excessiva, é indispensável agendar uma consulta com um dermatologista. Assim, você receberá o diagnóstico correto, poderá iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso e obter resultados satisfatórios.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/doencas/alopecia-androgenetica/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Calvície: queda de cabelo pode acontecer por causa da falta de nutrientes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.