Calvície: Por que é importante melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo?


  • +A
  • -A

Na maior parte dos casos, a calvície é um problema determinado geneticamente. Ou seja, a perda parcial ou total dos fios é resultado da herança dos antepassados. Isso não significa dizer que não existem outros fatores capazes de influenciar a queda do cabelo. Um desses fatores é a circulação sanguínea no couro cabeludo. 

Problemas na circulação sanguínea podem acelerar queda de cabelo


A região onde nascem os fios é uma área bastante vascularizada. E ainda bem que ela é assim, já que é a circulação do sangue que carrega até lá os nutrientes adquiridos por meio da alimentação,
como a biotina e o ferro, sendo distribuídos ao longo de todo o comprimento dos fios, ajudando-os a crescer e a se manter fortes e saudáveis

“É importante que haja uma circulação sanguínea adequada no bulbo capilar para que os cabelos cresçam saudáveis, para evitar patologias do couro cabeludo e evitar a queda dos fios”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Nos pacientes parcialmente calvos, problemas na circulação do sangue podem atrapalhar a distribuição de nutrientes, deixando o cabelo que ainda resta fraco e quebradiço. 

Massagens na cabeça podem estimular a circulação do sangue


Caso seja notada alguma alteração na circulação sanguínea no couro cabeludo, existem medidas simples que podem ser adotadas para melhorá-la. Uma delas é o ato de pentear suavemente o cabelo, o que estimula a circulação. Até mesmo fazer massagens com esfoliadores capilares pode ajudar. 

Em uma consulta médica, o dermatologista também pode indicar outras medidas para melhorar a circulação e ter o couro cabeludo mais saudável. “Hidratação, uso de medicações tópicas e realização de procedimentos, como laser, microagulhamento e microinfusão de medicamentos na pele (MMP)” são as abordagens citadas pela Dra. Juliana. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Calvície: Por que é importante melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo?"

Mario

Grato pela dica..Vou usar uma escova com cerdas macias e flexíveis e acredito que ainda vai me deixar bem relaxado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mario. Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Abraços!

Marinalva mendes

Bom dia !Obrigada pelas dicas.Uma pergunta.Lavar os cabelos todos os dias ,faz mal para a raiz dos cabelos ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marinalva. Segundo a dermatologista Daniela Aidar. “Lavar muito o cabelo, todo o dia, por exemplo, não aumenta a queda de cabelo. Isso é um mito”. Recomendamos a leitura da matéria com mais informações sobre este tema: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cabelo/lavar-cabelo-calvicie. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.