Por que a calvície é mais comum em homens?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a calvície é mais comum em homens?

A calvície é uma das causas de queda de cabelo tanto em homens quanto em mulheres. É mais comum em homens pelo fator hormonal. Segundo a dermatologista Daniela Aidar, homens possuem mais testosterona e Di-hidrotestosterona que mulheres, que são hormônios envolvidos na fisiopatogenia dessa doença.

Entendendo o lado hormonal da calvície


“Em relação à parte hormonal, o folículo piloso possui uma enzima (5-alfa-redutase tipo II) que converte testosterona em Di-hidrotestosterona, capaz de causar a
miniaturização dos fios do couro cabeludo (na prática, os fios ficam mais finos e curtos e podem até sumir posteriormente). Homens com alopecia androgenética possuem maior atividade desta enzima nos seus folículos”, explica.

Além de hormônios, os genes estão relacionados a essa alopecia. Mesmo assim, a ausência do fator hereditário não impede o surgimento do quadro. Por exemplo, um paciente pode ter calvície sem ter ninguém calvo na família. “Estudos mostram que mulheres com calvície parecem ter menor relação com histórico familiar do que homens com calvície”.

Calvície em homens e mulheres e tratamento


Homens com calvície podem apresentar vários padrões de queda, mas principalmente
“entradas” (recesso frontoparietal) e “coroa”. Dificilmente mulheres com calvície apresentam padrão de queda como o do homem. “Geralmente as mulheres apresentam redução dos fios no topo e frente do couro cabeludo, com maior visibilidade do couro cabeludo e risca central do cabelo mais aparente e alargada”.

Como a calvície é uma doença considerada “estética”, os pacientes tratados são os que se incomodam com a falta de cabelo. Recomenda-se que o tratamento seja precoce e contínuo, visto que sua suspensão pode fazer com que haja o retorno ao padrão de calvície. “O principal objetivo do tratamento é, além de produzir melhora, impedir a progressão da queda”, informa Daniela.

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a calvície é mais comum em homens?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.