O tratamento da calvície hereditária é o mesmo de outros tipos de queda de cabelo?

  • +A
  • -A

A queda de cabelo excessiva é um problema dermatológico que pode ter diversas causas. Da calvície crônica à queda de cabelo por quebra, os fios podem sofrer de formas muito diferentes. Um dos motivadores para a perda de cabelo é a calvície hereditária, que se caracteriza pela queda causada por histórico familiar. Se você sofre com esse tipo de problema e quer saber como tratar a doença, essa matéria é para você! Esclarecemos ainda se o tratamento desse tipo de calvície é o mesmo empregado em outros tipos de queda de cabelo.

O que é calvície hereditária?

Talvez você esteja pensando: será que tenho calvície hereditária? Como identificar? Também chamada de alopecia androgenética, esse tipo de queda de cabelo é causado por uma disfunção hormonal genética, na qual a dihidrotestosterona (hormônio que influencia no crescimento dos fios) tem sua produção diminuída e desregulada. Como o próprio nome sugere, a alopecia androgenética é hereditária e ocorre com maior frequência em homens do que em mulheres. 

De acordo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, o tratamento da calvície hereditária difere muito de outros tipos de queda. “O tratamento da calvície hereditária (alopecia androgenética) não é o mesmo que outros tipos de queda de cabelo, mesmo porque existem muitas causas para queda de cabelo, desde as mais simples, como o eflúvio telógeno agudo, que tende a se resolver sozinho, como outros tipos de alopecias cicatriciais (que deixam cicatrizes no couro cabeludo e nunca mais os fios nascem naquele local). Cada queda de cabelo tem seu tratamento específico”, explica.

Como é o tratamento da alopecia androgenética?

A calvície hereditária não tem cura, mas de acordo com Dra. Bruna, uma medida eficaz para tratá-la é o uso de medicações tópicas e/ou orais, que deverão ser prescritas por um dermatologista após uma análise minuciosa sobre o quadro. Ela cita ainda algumas medidas que não têm qualquer efeito: “Shampoos antiqueda, o uso de boné fazer cair o cabelo, uso de produtos tópicos sem estudo, isso é mito”. 

Já o tratamento de outro tipo de queda de cabelo, a alopecia areata, pode ter algumas abordagens em comum. Esta condição, que causa perda capilar em algumas áreas do couro cabeludo, em geral, de formato circular, pode ser tratada com as mesmas medicações tópicas usadas na calvície hereditária, mas também com corticosteroides tópicos ou injetáveis. Em alguns casos mais extensos, pode ser necessário o uso de medicamentos imunossupressores.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O tratamento da calvície hereditária é o mesmo de outros tipos de queda de cabelo?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.