Calvície: A falta de cabelo pode deixar o couro cabeludo desprotegido contra o sol?


  • +A
  • -A

A pele em qualquer parte do corpo se torna vulnerável aos efeitos negativos do sol quando ocorre o contato com os raios ultravioleta. Com a pele da cabeça isso não é diferente. Portanto, pessoas carecas e calvas precisam se proteger mais do que o normal nessa área específica para evitar complicações.  

 

Riscos de não proteger devidamente a região com calvície

 


“Os cabelos constituem uma proteção física natural contra a radiação solar. A falta ou redução deles deixa o couro cabeludo mais exposto ao sol e, consequentemente, mais vulnerável aos seus efeitos deletérios”, afirma a dermatologista Karina Lopes. Como a
calvície ocorre majoritariamente nos homens, estes são os que mais precisam ter atenção.

Os riscos de não proteger a região da cabeça onde há calvície e se expor ao sol mesmo assim são iguais aos que se relacionam com qualquer outra área do corpo. “Os riscos incluem desde queimaduras solares, manchas e envelhecimento precoce, até o aumento do risco de câncer de pele”.

 

Formas de proteção para a cabeça

 


Segundo a especialista,
quem tem calvície deve ficar mais atento à proteção solar do couro cabeludo e adotar medidas efetivas para isso. “O uso do protetor solar deve ser estendido a essa região. Em dias de maior exposição, recomenda-se associar também proteção física, com o uso de chapéus ou bonés”.

Em relação ao uso do filtro solar na cabeça, valem as dicas gerais para todas as partes do corpo: aplicar o produto pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol, usar fator 30, pelo menos, e reaplicá-lo a cada uma hora, sempre que voltar da água ou suar excessivamente. Vale usar tanto produtos que protegem contra os raios UVB (mais ligados a queimaduras), quanto os que protegem contra os raios UVA (mais ligados ao envelhecimento e câncer de pele).  

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Karina Lopes

Dra. Karina Lopes

Dermatologia

CRM: 157665 / SP

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Calvície: A falta de cabelo pode deixar o couro cabeludo desprotegido contra o sol?"

Kris

Boas dicas. Eu recomendo os spray, porque atingem melhor o couro cabeludo nas pessoas calvas (meu caso). E protege mesmo. Para o dia a dia, as fibras capilares também ajudam muito! Experiência própria. Vivia com o couro cabeludo queimado e ardendo…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kris. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Ate breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.