Cabelo quebradiço: é possível diminuir a quebra e a queda dos fios?

  • +A
  • -A

Ter o cabelo quebradiço é uma das principais queixas quando o assunto são os cuidados com os fios, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Este problema surge quando o cabelo não recebe a devida atenção ou sofre ação de alguns fatores prejudiciais, o que atrapalha sua saúde e aparência. A boa notícia é que é possível diminuir a quebra e a queda de cabelos. Confira!

Hidratação pode ser resposta para cabelo quebradiço

Parte da solução para o cabelo quebradiço passa por evitar os fatores que danificam as fibras capilares. “Excesso de calor, penteados com muita tração, ressecamento dos fios e deficiências nutricionais” são as causas citadas pela dermatologista Thuany Santos. 

Portanto, para evitar ficar com os cabelos quebradiços, é necessário ter bons hábitos de cuidados com os fios, diminuindo, por exemplo, o uso de secador ou chapinha na sua rotina. Mas, caso sua opção seja continuar usando-os, é possível recorrer a protetores térmicos, segundo Dra. Thuany, para minimizar os impactos nos fios. 

Má alimentação também pode deixar o cabelo quebradiço

A médica lembra ainda de outros cuidados importantes para manter os fios fortes e evitar ter cabelo quebradiço: “Usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo, fazer hidratação regularmente e evitar químicas e tinturas”. 

Outro ponto levantado pela especialista é a importância de manter uma alimentação balanceada, rica em proteínas e ferro, nutrientes importantes para a saúde capilar. Estas substâncias, assim como o óleo de borragem, a biotina e outras vitaminas – que ajudam a manter o cabelo saudável – também podem ser adquiridas por meio de produtos dermocosméticos e suplementos, que deverão ser indicados por um dermatologista, se houver necessidade. 

Qual é a diferença entre quebra e queda dos fios?

Ao ler a pergunta do título deste texto, algumas pessoas podem se perguntar: quebra e queda não são a mesma coisa? De acordo com Dra. Thuany, não: “Na queda de cabelo, o fio cai inteiro, desde a raiz e vem até com uma pontinha branca, na maioria das vezes. Na quebra, o fio tem diversos tamanhos”.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/cuidados-com-os-cabelos/ 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cabelo quebradiço: é possível diminuir a quebra e a queda dos fios?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.