O uso de bonés e gorros pode contribuir para a calvície?


  • +A
  • -A

Sabe-se que a calvície é provocada por fatores genéticos, então o hábito de usar boné ou gorro não contribui diretamente para a formação do quadro. No entanto, esses acessórios costumam estimular ou agravar alguns problemas capilares, os quais podem tornar os fios mais fracos, com consequente queda.    

“O uso de bonés e gorros pode deixar a cabeça úmida e quente, promovendo a proliferação de fungos. Isto é um problema para a dermatite seborreica (conhecida popularmente como caspa), mas não agrava a calvície”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque. Usar boné ou gorro com o cabelo molhado estimula ainda mais a proliferação de fungos, assim como ficar com eles o tempo todo na cabeça. O couro cabeludo também precisa respirar.

Fatores que influenciam na calvície


Apesar da calvície ter uma herança genética, outros fatores também podem potencializar esse tipo de perda de
cabelo, tais como o tabagismo e o estresse. Alterações hormonais, anemia e diabetes também contribuem nesse sentido, porém em menor proporção. Como alguns desses fatores podem ser controlados e evitados, a ação do paciente também é muito importante.

“Atualmente a literatura tem reforçado que a deficiência de vitamina D3 e de ferritina podem ser uma das principais causadoras da perda dos cabelos. Observa-se ainda grande melhora do paciente que apresenta queda de cabelo quando os níveis normais desses nutrientes conseguem ser repostos”, explica a especialista.

Especificidades da calvície


A calvície ocorre por conta da miniaturização do pelo em algumas regiões do couro cabeludo, como a região frontal (testa) e no vértice (ponto mais alto cabeça). O fio vai ficando cada vez menor até sumir por completo. “Infelizmente, não há como evitar isto, mas é possível retardar o processo. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para avaliação clínica e solicitação de exames laboratoriais”.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O uso de bonés e gorros pode contribuir para a calvície?"

Sara Feitosa

Eu uso touca umas dez horas por dia,e a frente do meu cabelo quebra frequentemente,vou fazer o teste deixar de usar,muito obrigada pelas explicações.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sara. Estamos contentes que tenha gostado da nossa matéria. Faça o teste, pois é saudável manter o cabelo e couro cabeludo arejados para evitar a proliferação de fungos. Continue acompanhando nosso site para mais matérias como essa. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.