search
    Título

    O uso de bonés e gorros pode contribuir para a calvície?

    Uncategorized

    Por

    Sabe-se que a calvície é provocada por fatores genéticos, então o hábito de usar boné ou gorro não contribui diretamente para a formação do quadro. No entanto, esses acessórios costumam estimular ou agravar alguns problemas capilares, os quais podem tornar os fios mais fracos, com consequente queda.    
    “O uso de bonés e gorros pode deixar a cabeça úmida e quente, promovendo a proliferação de fungos. Isto é um problema para a dermatite seborreica (conhecida popularmente como caspa), mas não agrava a calvície”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque. Usar boné ou gorro com o cabelo molhado estimula ainda mais a proliferação de fungos, assim como ficar com eles o tempo todo na cabeça. O couro cabeludo também precisa respirar.

    Fatores que influenciam na calvície


    Apesar da calvície ter uma herança genética, outros fatores também podem potencializar esse tipo de perda de
    cabelo, tais como o tabagismo e o estresse. Alterações hormonais, anemia e diabetes também contribuem nesse sentido, porém em menor proporção. Como alguns desses fatores podem ser controlados e evitados, a ação do paciente também é muito importante.
    “Atualmente a literatura tem reforçado que a deficiência de vitamina D3 e de ferritina podem ser uma das principais causadoras da perda dos cabelos. Observa-se ainda grande melhora do paciente que apresenta queda de cabelo quando os níveis normais desses nutrientes conseguem ser repostos”, explica a especialista.

    Especificidades da calvície


    A calvície ocorre por conta da miniaturização do pelo em algumas regiões do couro cabeludo, como a região frontal (testa) e no vértice (ponto mais alto cabeça). O fio vai ficando cada vez menor até sumir por completo. “Infelizmente, não há como evitar isto, mas é possível retardar o processo. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para avaliação clínica e solicitação de exames laboratoriais”.

    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes