AchèAchè
    search
    Título

    O aumento da oleosidade da pele em períodos mais quentes do ano pode intensificar a calvície?

    Uncategorized

    Por

    Em períodos quentes do ano, é comum ocorrer aumento de oleosidade na pele, o que, para muitas pessoas, implica apenas no incômodo de uma pele com aspecto mais “melado”. Porém, esse não é o único inconveniente da oleosidade em excesso na pele. Níveis elevados de sebo na pele da cabeça (couro cabeludo), por exemplo, pode facilitar a queda de cabelo. 

    Oleosidade em excesso e queda de cabelo


    Contudo, não se pode dizer que o
    aumento de oleosidade é um fator preponderante para a manifestação da calvície, já que este tipo específico de queda capilar está mais ligada a fatores genéticos. “A calvície é uma condição que pode estar associada a diversos fatores. Considerando sua forma mais conhecida, chamada de alopécia androgenética, os hormônios masculinos e a predisposição genética desempenham papel importante”, afirma a dermatologista Thaís Reginatto Nietsche. 

    Ainda segundo a especialista, a oleosidade do couro cabeludo ou o excesso da produção de sebo no local pode apenas ser um fator agravante associado à queda de cabelos e não um fator que justifique a calvície. Vale ressaltar que pode haver relação com certas condições, como a dermatite seborreica (caspa).

    “O excesso de oleosidade não é um fator causal isolado no contexto da calvície. Ele é uma condição que pode predispor a outras alterações do couro cabeludo e que estão associadas à queda de cabelo, como é o caso da dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa”, explica a profissional.

    Tratamento medicamentoso contra calvície


    Independente de haver ou não excesso de oleosidade, o quadro de calvície exige tratamento específico contínuo para controlar a queda dos fios e estimular o crescimento nas áreas já comprometidas. A
    aplicação do remédio adequado é fundamental nesse contexto, já que somente assim será possível estimular o crescimento e fortalecimento dos fios e retardar o processo de queda em curso.  

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes