O aumento da oleosidade da pele em períodos mais quentes do ano pode intensificar a calvície?

  • +A
  • -A

Em períodos quentes do ano, é comum ocorrer aumento de oleosidade na pele, o que, para muitas pessoas, implica apenas no incômodo de uma pele com aspecto mais “melado”. Porém, esse não é o único inconveniente da oleosidade em excesso na pele. Níveis elevados de sebo na pele da cabeça (couro cabeludo), por exemplo, pode facilitar a queda de cabelo. 

Oleosidade em excesso e queda de cabelo


Contudo, não se pode dizer que o
aumento de oleosidade é um fator preponderante para a manifestação da calvície, já que este tipo específico de queda capilar está mais ligada a fatores genéticos. “A calvície é uma condição que pode estar associada a diversos fatores. Considerando sua forma mais conhecida, chamada de alopécia androgenética, os hormônios masculinos e a predisposição genética desempenham papel importante”, afirma a dermatologista Thaís Reginatto Nietsche. 

Ainda segundo a especialista, a oleosidade do couro cabeludo ou o excesso da produção de sebo no local pode apenas ser um fator agravante associado à queda de cabelos e não um fator que justifique a calvície. Vale ressaltar que pode haver relação com certas condições, como a dermatite seborreica (caspa).

“O excesso de oleosidade não é um fator causal isolado no contexto da calvície. Ele é uma condição que pode predispor a outras alterações do couro cabeludo e que estão associadas à queda de cabelo, como é o caso da dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa”, explica a profissional.

Tratamento medicamentoso contra calvície


Independente de haver ou não excesso de oleosidade, o quadro de calvície exige tratamento específico contínuo para controlar a queda dos fios e estimular o crescimento nas áreas já comprometidas. A
aplicação do remédio adequado é fundamental nesse contexto, já que somente assim será possível estimular o crescimento e fortalecimento dos fios e retardar o processo de queda em curso.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thaís Reginatto Nietsche

Dra. Thaís Reginatto Nietsche

Dermatologia

CRM: 202943 / SP

TAGS
cabelos
calvicie
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O aumento da oleosidade da pele em períodos mais quentes do ano pode intensificar a calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.