Alterações hormonais podem influenciar na manifestação da calvície?

  • +A
  • -A

A maior parte dos casos de calvície nos homens é causada pela genética. Esse tipo do problema recebe o nome de alopecia androgenética. Entretanto, isso não significa que outros fatores não possam influenciar o desenvolvimento da calvície ou intensificar a queda de cabelo. Entre esses fatores, é importante mencionar as alterações hormonais.

Alterações hormonais podem atrapalhar crescimento do cabelo


De acordo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, mudanças nos níveis de hormônios no corpo podem influenciar a
calvície. Mas, ela faz uma ressalva: “A maioria dos homens com calvície não apresenta essas alterações hormonais. A ação aumentada da testosterona e da dihidrotestosterona é local, no folículo capilar”. 

A especialista explica que o aumento na circulação de testosterona pelo organismo provoca a chamada miniaturização do fio, que nada mais é que a diminuição do tamanho dos fios. “Não se sabe até hoje exatamente o que causa essa ação aumentada da testosterona, mas a principal hipótese é a genética”, informa a médica.  

Entre os casos em que há relação entre mudanças hormonais e a calvície, Dra. Bruna destaca os pacientes predispostos ao problema e que fazem uso de esteroides anabolizantes, drogas derivadas da testosterona e que são utilizadas para aumentar a massa muscular. Como consequência a esse uso, há uma piora na queda de cabelo. 

Como é feito o tratamento da calvície?


A queda intensa dos fios é notada, inicialmente, no topo da cabeça e
nas entradas, se espalhando para outras áreas com o tempo. Para freá-la, é importante procurar um médico para resolver a alteração hormonal e iniciar o tratamento. “O tratamento padrão ouro da calvície masculina consiste no uso de medicações tópicas e orais, que agem de diferentes formas no folículo para impedir a progressão do quadro e para aumentar a densidade dos fios”, afirma a dermatologista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Alterações hormonais podem influenciar na manifestação da calvície?"

Sidnei Madureira

E no caso de queda excessiva de cabelo ou calvície em mulheres? Quais os cuidados, além da procura médica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sidnei. Existem cuidados simples que podem ser tomados para prevenir ou, pelo menos, reduzir a intensidade da queda de cabelo, segundo especialistas: “Manter uma alimentação saudável e balanceada e evitar o estresse pode impedir ou mesmo diminuir a queda de cabelos. No entanto, é importante também procurar a ajuda de um profissional na área, que será capaz de avaliar a calvície. Após o diagnóstico, se necessário o mesmo irá prescrever o tratamento para a queda de cabelo, de acordo com seu caso. Recomendamos esta leitura: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cabelo/preocupar-com-queda-de-cabelo Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.