Quais alimentos previnem contra a queda de cabelo?


  • +A
  • -A

O fio de cabelo é uma fina estrutura constituída, principalmente, por queratina (um tipo de proteína), que cresce cerca de 1 centímetro por mês, sendo dividido em raiz (parte que fica dentro da pele) e haste (parte visível do fio).

A queixa por queda excessiva de cabelo é bastante comum tanto em mulheres quanto em homens e a alimentação desbalanceada com consumo inadequado de nutrientes é uma das principais causas. Isso ocorre, principalmente, com pessoas que praticam dietas muito restritivas e/ou apresentam distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.

Segue abaixo a relação das principais vitaminas e minerais que estão envolvidos na formação e desenvolvimento dos cabelos, junto com suas respectivas fontes:

Vitaminas do complexo B: carnes em geral, peixe, ovo, vísceras (fígado, rim e coração), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico), cereais integrais (aveia, centeio, cevada), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã), leite e derivados (queijos e iogurtes), frutas, verduras e legumes em geral.

Proteínas: de origem animal temos as carnes, peixes, ovos, leite e derivados, já como fontes de origem vegetal temos as leguminosas, oleaginosas e cerais integrais.

Vitamina C: frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, kiwi), tomate, abóbora moranga, manga, goiaba, acerola e vegetais folhosos.

Zinco: carnes em geral, fígado bovino, peixe, ovos, frutos do mar, feijões, leite e derivados e cereais integrais.

Cálcio: leite e derivados, sardinha, gergelim, vegetais verde-escuros e amêndoas.

Potássio: cereais integrais, feijões, abacate, banana, maracujá, carambola, acelga, agrião, beterraba, brócolis.

Ferro: carnes em geral, fígado bovino, ovo, leguminosas, cereais integrais e vegetais verde-escuros (brócolis, couve-manteiga, espinafre).

Atenção: pessoas que apresentam queda de cabelo, precisam fazer um acompanhamento dermatológico para que a causa seja diagnosticada. Em casos de deficiências nutricionais, um profissional nutricionista poderá ser consultado para elaboração um plano alimentar individualizado.

Informações: Central Saudável Saber

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
calvicie
queda-de-cabelo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais alimentos previnem contra a queda de cabelo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.