Ter as unhas quebrando pode ser sinal de falta de vitamina?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gabriella Albuquerque /
- +A
- -A
Quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis. Por isso, a tendência é que o médico dermatologista recomende aos pacientes com esse problema a suplementação da biotina.
Importância da biotina para a saúde das unhas
“O tratamento de unhas frágeis com biotina foi iniciado após testes com altas doses da vitamina em cavalos apresentarem melhora em seus cascos. Hoje, acredita-se que o mecanismo de ação da biotina para unhas possa ser um estimulante para a formação de queratina (substância que as constitui). A melhora pode ser observada em 3 a 6 meses”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Segundo a especialista, a síndrome das unhas frágeis é bem mais do que um incômodo exclusivamente estético, já que pode representar grande desconforto e incapacidade para o paciente. Por isso, sempre que os sintomas surgirem, deve-se procurar um especialista para iniciar o tratamento mais adequado, tanto com consumo de biotina, quanto por meio de outras medidas.
Principais fontes de biotina
Muitos produtos destinados à saúde capilar e das unhas comercializados atualmente contém biotina, o que reforça a importância da vitamina nesse contexto. Contudo, além dos suplementos, o paciente também deve procurar a biotina na alimentação, visto que há diversas opções ricas no nutriente.
Na comida, a biotina pode ser encontrada nos vegetais de folhas verdes escuras, ovos cozidos, salmão, fígado, abacate, nozes etc. Em alguns casos, a alimentação é capaz de fornecer a quantidade necessária de biotina para o organismo, mas nem sempre isso ocorre. Por isso, a suplementação é uma opção importante e que deve ser explorada no tratamento.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 71503-4
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gabriella Albuquerque
Dermatologia
CRM: 71503-4 / RJ
- 8 comentários para "Ter as unhas quebrando pode ser sinal de falta de vitamina?"
-
maria beatriz
Eu tenho unhas muito fracas e com fungos isso me encomoda bastante o eu poderia fazer para melhoar!!!!!fico muito grata se puderem me ajudar , ja faço parte cuidados pela vida!!!1obrigado
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Maria, quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), por isso, o ideal é que o médico dermatologista oriente essa dúvida. Veja também essa matéria com dicas para as unhas em https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/unhas/alimentacao-fortalecimento-das-unhas. Até a próxima.
-
Graziele Castellain
Minhas unhas se lascam facilmente, gostaria de saber o que posso fazer pra isso não ocorrer mais? Obrigada
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Graziele, a dermatologista Gabriella Albuquerque explica que, a síndrome das unhas frágeis se caracteriza pelo enfraquecimento da unha por conta da diminuição de sua resistência, a biotina (vitamina B7) se mostrou eficaz no tratamento desse quadro. Converse com sua dermatologista e verifique com ela outras medidas que podem te ajudar. Abraços.
-
Nilza Ribeiro
Mais vitaminas Biótipo Que contém vitaminasB 7 Pode reconstruir e dar forças As unhas Principalmente unhas que Quebram facilmente.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Nilza, agradecemos seu comentário. Conforme informado na matéria hoje, acredita-se que o mecanismo de ação da biotina para unhas possa ser um estimulante para a formação de queratina (substância que as constitui). A melhora pode ser observada em 3 a 6 meses de acordo com a especialista. Até logo.
-
Neylza
eu não consigo deixar as minhas unhas do tamanho que eu gosto o que eu posso fazer
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Neylza, a dermatologista Dra. Gabriella Albuquerque afirma que A saúde das unhas depende da presença de nutrientes importantes que podem ser obtidos também pela alimentação. Portanto, indivíduos que se alimentam mal, com refeições pouco nutritivas e/ou em quantidades insuficientes, têm risco aumentado de sofrerem com a síndrome das unhas frágeis. Confira a matéria aonde esse tema é abordado, clique no link abaixo. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/sindrome-das-unhas-frageis-alimentacao
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.