Toda pele acneica é oleosa e toda pele oleosa é acneica?

  • +A
  • -A

Um dos principais fatores de risco para a manifestação da acne é o excesso de oleosidade na pele. Existe, portanto, uma relação direta entre acne e oleosidade. A exposição a fatores que aumentam a oleosidade da pele aumentam as chances de surgirem espinhas, por exemplo. Porém, isso não significa que toda pele oleosa será acneica ou vice e versa. É possível ter a pele oleosa mas sem acne. 

Diferenciação entre pele acneica e pele oleosa


Nem toda pele acneica é oleosa e nem toda pele oleosa é acneica. A pele oleosa tem uma produção excessiva de sebo, enquanto a pele acneica conta com uma alteração nas características do sebo. Tal alteração leva à proliferação de bactérias e formação da acne e comedões”, explica a dermatologista Juliana Fonte. Os hormônios sexuais comuns à puberdade são os principais responsáveis por essas alterações da pele. 

De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne consiste em um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Isso reforça a relação estreita entre acne e produção de sebo/oleosidade. Além disso, a acne tem um forte componente genético e não se relaciona diretamente com a alimentação. 

Tratamento contra acne e oleosidade excessiva


A SBD orienta ainda que o
tratamento contra a acne seja feito o mais cedo possível, pois o quadro pode gerar complicações de pele e psicológicas ao indivíduo no futuro. Isso porque a acne, dependendo do grau, pode deixar marcas e cicatrizes no rosto, as quais não são fáceis de remover. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de recuperação plena.

Tanto o tratamento quanto a prevenção contra acne e excesso de oleosidade podem se beneficiar do uso de dermocosméticos específicos para esse tipo de pele. Existem hoje disponíveis no mercado produtos com ativos que ajudam a combater cravos, espinhas e excesso de brilho, oferecendo o equilíbrio ideal para uma pele saudável e livre da oleosidade. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Toda pele acneica é oleosa e toda pele oleosa é acneica?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.