Qual tipo de pele sofre mais com manchas?

  • +A
  • -A

O surgimento de manchas na pele é motivo de incômodo para muita gente. Mas, além da questão estética, as manchas também devem ser motivo de preocupação porque podem indicar problemas de saúde, como melanomas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ainda que toda pele esteja sujeita a manchas, existe um tipo que costuma sofrer bem mais com esse problema.

Pele negra é mais propensa a manchas


“Pessoas de maior pigmentação na pele são as que têm maior número de manchas, que são mais comuns na face, nas mãos e no tronco, em especial no colo das mulheres e nos ombros dos homens”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. Esse maior risco se deve à grande quantidade e ao tipo de melanina encontrado na pele negra, que é mais castanho.

A especialista explica que as manchas mais comuns são causadas pela exposição à luz solar. Isso significa que mesmo pessoas de pele negra devem sempre usar filtro solar para preveni-las, mesmo em dias nublados. Além disso, vale ressaltar a importância de apenas se expor ao sol antes das 10 horas e depois das 16h e usar chapéus, bonés e óculos para se proteger.

Atrito também pode causar manchas na pele negra


O sol, entretanto, não é o único
fator que desencadeia manchas na pele, como cita Gabriella: “Elas podem ser provocadas por alterações hormonais, uso de medicamentos (como anti-inflamatórios), inflamações mais intensas ou leves, porém recorrentes, como áreas de atrito ou locais de recuperação cirúrgica”.

Ao notar o surgimento de manchas na pele, é importante sempre procurar um especialista para verificar se é apenas uma questão estética ou algo mais preocupante. Essa precaução vale não só para pessoas negras, mas para qualquer tipo de pele. Após a causa ser avaliada, o dermatologista poderá indicar as melhores medidas para prevenir novas manchas, como uso de protetor solar, além de proteger e tratar as que já existem com produtos que clareiam as manchas e uniformizam a pele.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): http://www.sbd.org.br/noticias/cores-e-tipos-de-manchas-na-pele-apontam-para-diferentes-problemas/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual tipo de pele sofre mais com manchas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.