Quais são as manchas de pele mais perigosas para a saúde?


  • +A
  • -A

Existem diversos tipos de manchas de pele que podem surgir no corpo. As mais frequentes, segundo a dermatologista Ana Caroline Barreto, são as melanoses ou manchas senis, sardas, melasma, manchas pós inflamatórias (como as causadas pela acne) e queratoses seborreicas. Contudo, a médica afirma que são as lesões menos frequentes as mais perigosas.

“Em geral, algumas características chamam a atenção para a possibilidade de câncer de pele, especialmente para o melanoma, e por isso o paciente deve estar atento a estes sinais. São eles, assimetria da lesão, bordas irregulares, cores variadas dentro da mesma lesão, diâmetro maior que 6mm e crescimento da lesão” – saiba como identificar uma mancha suspeita aqui!

Manchas de pele relacionadas a doenças


O melanoma é um câncer de pele por vezes agressivo que pode surgir a partir de uma pinta pré-existente ou como uma nova lesão. Já as
manchas de pele, em geral, aparecem por diferentes fatores. Algumas podem ser hereditárias, outras induzidas ou agravadas pela radiação solar ou até mesmo por inflamações na pele.

Manchas de pele podem ser manifestações de doenças e isso vale tanto para as escuras quanto para aquelas mais claras do que a pele normal. “As mais comuns são acantose (manchas escuras nas áreas de dobras que pode estar associado a doenças metabólicas como diabetes), micose (pano branco – manchas que descamam, geralmente no tronco), vitiligo e, menos frequentemente, o melanoma, um tipo mais agressivo de câncer de pele”.

Tipos de tratamento para manchas de pele


A médica Ana Caroline explica que o tratamento varia de acordo com cada tipo de mancha. “Para as sardas e melanoses solares, usa-se a luz intensa pulsada. No caso do melasma, o tratamento engloba a fotoproteção diária, uso de clareadores tópicos e técnicas de aplicação no consultório, como peeling, microagulhamento e laser específico para melasma. As manchas causadas após inflamação da pele (como na acne e foliculite) podem ser tratadas com clareadores tópicos e associação com peeling e laser no consultório dermatológico”.

Dra. Ana Caroline Barreto é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 155934

 

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Quais são as manchas de pele mais perigosas para a saúde?"

Fatima de souza

Adorei entender mais sobre manchas de pele

Diani

Meu bebê tem 2 meses apareceu uma pequena mancha branca no rostinho dele é rapidamente se espalhou pelo rostinho dele alguém sabe mim dizer oque eu passo

Claudinéia da Silva Gomes

Estou com uma mancha nas costas,clara ,meia áspera, que TB as vezes cosa,era pequena,mas agora está almentando,o que pode ser?????

Cleuza Linhares

Meu filho de 5 anos esta com uma mancha branca que desse do ombro ate o meio braço. E como um risco. Parece uma cicatriz. Ele está aumentando rápido, era um pequeno risco e ja tomou metade do braço. Nao machucou essa região o que não é uma cicatriz. O que pode ser?

Simone Marques Ferreira

Estou com uma mancha marrom um pouco abaixo da aquixila ela era como um ponto agora está maior

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, marque uma consulta com a dermatologista para que ele possa avaliar a mancha e assim te orientar. Abraços.

joab santos

oii estou com meu dois braços com uma manchas tipo impincha, mais elas sao meio cumprida, começou na minha virlha, foi p minhas naudgas, depois veio na dobra entre o meu braquial, eo ante braquial, isso nos meus dois braços, e agora subiu pro meu pescoço, quando estou suado elas se inrritao bastante,eminha pele fica aspera, e com uns caroço tipo espinha mais n e,muito estranho,vcs podem me ajudar.entre em contato comigo pelo email

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joab, marque uma consulta com a dermatologista para que ela possa avaliar as manchas e assim te oriente de forma adequada. Abraços.

Maria de Lourdes Martins

Minhas coxas apareceu uma mancha um pouco escura o que será vocês podem me ajudar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria de Lourdes, marque uma consulta com a dermatologista para que ela possa avaliar as manchas e assim te oriente de forma adequada. Abraços.

Aroldo boesibg

Pinta na virilha mancha preta o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aroldo, marque uma avaliação com o dermatologista para que ele possa te orientar. Abraços.

Silvia Vidal dos santos

Apareceu uma mancha escura na altura dos olhos que começou a crescer e ela comicha bastante

Auxiliadora santiago

Tenho 53 anos atualmente tem surido manchas no começo vermelhas e depois ficam escurase surgem com frequencia me esclareça estou preocupada.uso bastante protetor

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Auxiliadora, marque uma consulta com a dermatologista para que ela possa avaliar as manchas e assim te oriente de forma adequada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.