O que acontece em uma pele com acne?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que acontece em uma pele com acne?

A acne, popularmente conhecida no Brasil como “cravos” ou “espinhas”, é uma doença que atinge a pele e é muito frequente em adolescentes e adultos. Suas principais características são as erupções, vermelhidão e manchas que causam na pele de quem sofre com este problema. A dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes explica o que acontece em uma pele com acne e fala sobre o tratamento desta patologia cutânea.

Por que as espinhas aparecem?

A acne é uma doença multifatorial caracterizada pelo aparecimento de cravos e espinhas, que, dependendo da sua gravidade, causa grande impacto psicológico e social. Segundo a médica, são vários os motivos para o surgimento das indesejáveis erupções na pele: “Efeitos hormonais na produção do sebo, genética, resposta inflamatória, presença de bactérias e dieta hiperglicêmica são fatores que influenciam no seu aparecimento”.

Evitando a acne

Para evitar o surgimento da acne, não tem jeito, é preciso cuidar da pele, deixá-la saudável. E uma pele saudável é uma pele limpa. No entanto, devemos ficar atentos também à alimentação para não se deparar com surpresas indesejáveis na hora de nos olharmos no espelho: “Além de manter a pele limpa, é preciso usar produtos adequados para seu tipo de pele e ter uma dieta saudável. Se as espinhas aparecerem, um dermatologista deve ser consultado”, recomenda Ana Carolina.

Procurar um profissional especializado para cuidar da sua pele é fundamental para que o procedimento a ser realizado seja seguro e garantido: “Procure sempre um dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) para um tratamento adequado”, alerta a especialista.

Recuperação total é possível

Como a pele influencia bastante na parte estética das pessoas, uma pergunta, muitas vezes de forma ansiosa antes e durante o tratamento, que não se cala é: “É possível ficar totalmente recuperado?”. A resposta é sim, é possível, garante a dermatologista: “Há diversas formas de recuperação. Dependendo da gravidade das espinhas, podemos recuperar a pele em sua totalidade. Em alguns casos há a formação de cicatrizes e manchas, cujo tratamento requer um dermatologista bem treinado e capacitado”.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que acontece em uma pele com acne?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.