Manchas de pele: pessoas negras também sofrem com esse problema?


  • +A
  • -A
Imagem do post Manchas de pele: pessoas negras também sofrem com esse problema?

As manchas na pele, muitas vezes, não representam nenhum risco à saúde. No entanto, algumas pessoas se incomodam com a presença delas, especialmente no rosto, o que pode contribuir para uma piora da autoestima. Por serem as que mais podem sofrer com o surgimento das manchas, os negros devem redobrar os cuidados com a pele.

Maior quantidade de melanina torna pele negra mais propensa a manchas


“A pele negra, quando comparada à caucasiana (branca), tem diferenças na quantidade e na qualidade da melanina. A pele negra não só tem mais melanina, o pigmento que dá cor à pele, como o tipo de melanina presente é a eumelanina, um pigmento mais castanho. Essas duas características tornam a
pele negra mais propícia ao surgimento de manchas escuras”, afirma a dermatologista Vivian Amaral.

Para evitar as manchas na pele negra, é preciso mantê-la protegida adequadamente, mesmo em dias nublados. “Isso inclui não apenas o uso tópico de filtros solares, mas também a adição de hábitos solares saudáveis, como evitar exposição direta entre 9h e 16h e usar roupas, chapéus e óculos voltados à fotoproteção em ambientes solares, como praia e piscina”, recomenda a profissional.

Pele negra também precisa da proteção dos filtros solares


O filtro solar deve ser aplicado diariamente nas áreas expostas ao sol e reaplicado caso o paciente esteja exposto à radiação ultravioleta ou à luz visível ao longo do dia. De acordo com a especialista, o filtro deve fornecer tanto proteção UVA quanto UVB e uma colher de chá do produto já costuma ser suficiente para a face, o colo, o pescoço e o couro cabeludo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é adquirir um filtro solar com fator de proteção 30 para uso diário.

Quem se descuidou e já viu surgirem algumas manchas na pele negra deve procurar a ajuda de um dermatologista, que será capaz de indicar o tratamento mais adequado para o caso. São muitos os tratamentos disponíveis. Além de dermocosméticos com ação clareadora, “lasers, peelings, microagulhamento e injeção percutânea de despigmentantes estão entre as opções mais utilizadas”. A escolha dependerá do tipo de mancha e de pele.

Dra. Vivian Amaral é dermatologista graduada pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Medicina Estética pela Asime e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 52-76090-0 – vivianamaral.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Manchas de pele: pessoas negras também sofrem com esse problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.