Entenda a importância da limpeza regular da pele para evitar a acne


  • +A
  • -A
Imagem do post Entenda a importância da limpeza regular da pele para evitar a acne

A manifestação da acne normalmente começa a acontecer durante a puberdade, quando os hormônios sexuais iniciam a sua atividade, tanto em homens quanto em mulheres. Esses hormônios estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que encontram algumas vezes dificuldade de drenagem pelos orifícios estreitos de saída da pele, ficando acumulados em forma de cravos. Estes cravos, por sua vez, podem sofrer ação de bactérias que vivem na pele, levando à inflamação e, posteriormente, ao surgimento das espinhas. Esse conjunto de espinhas e cravos são chamados de acne.

A acne se manifesta em diversos estágios

A acne se manifesta em locais do corpo ricos em glândulas sebáceas, como rosto, tronco e costas. “Existem várias manifestações da doença como comedões (cravos), pápulas (pequenos caroços na pele), pústulas (quando esses caroços apresentam pus), nódulos (as lesões são mais endurecidas e dolorosas), e cistos (que normalmente deixam cicatrizes)”, explica a dermatologista Tatiana Matos.

Limpeza da pele não é tudo, mas ajuda bastante

Para evitar o aparecimento da acne, em alguns casos, apenas a higiene correta da pele pode funcionar, mas essa é a minoria dos casos. É importante seguir também alguns passos no dia a dia, como ter uma alimentação equilibrada (sem excesso de alimentos gordurosos) e visitar regularmente um dermatologista de confiança. “Ao lavar a pele diariamente, o ideal é usar higienizadores que controlem a oleosidade e, algumas vezes por semana, usar produtos esfoliantes. Sempre oil free. O protetor solar seborregulador também deve ser aplicado todos os dias. Indico que evitem massagear a pele, pois isso estimula a produção da glândula sebácea”, acrescenta Dra. Tatiana.

Entretanto, é importante não lavar a pele mais do que duas ou três vezes ao dia, para não acontecer o efeito rebote, que é quando acontece o estímulo da produção de oleosidade por um ressecamento provocado por lavagens repetidas.

Dra.Tatiana Matos é dermatologista, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-BA 16601

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Entenda a importância da limpeza regular da pele para evitar a acne"

PAULA

boa tarde, minha filha tem onze anos está com muitos cravos no nariz, eu gostaria de saber se ela já pode fazer limpeza de pele.

Cuidados Pela Vida

olá Paula, os cravos são realmente um incômodo, não é mesmo? Embora aparentemente não exista impedimento para realização da limpeza de pele com onze anos, recomendamos que você procure um dermatologista ou esteticista, pois o profissional precisa avaliar a pele da sua filha e indicar a limpeza de pele ou indicar alternativas para o tratamento até que ela possa ser realizada. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.