Por que idosos caucasianos costumam ter manchas escuras na pele?

  • +A
  • -A

A idade chega e com ela também aparecem aquelas manchinhas na pele. São as marcas naturais e características do envelhecimento humano. Mas qual é a explicação para o surgimento delas? A dermatologista Gabriella Albuquerque vai nos ajudar a buscar as respostas.

Sol é o grande responsável pelas manchas na pele

A justificativa para as manchas é um grande conhecido nosso e temos contato todo dia: o sol. Muitas delas surgem pelo corpo devido ao dano da exposição solar. “Esses danos são cumulativos. Como os idosos já apresentam um maior acúmulo de exposição repetitiva é comum apresentarem manchas após uma idade avançada”, explica Gabriella.

Estas marcas do envelhecimento, principalmente em idosos de pele clara ou caucasiana, possuem uma coloração castanho escura, são pequenas, arredondadas e se manifestam em áreas de maior contato com o sol. “Podemos vê-las no dorso das mãos, face, braços e, dependendo do sexo, nas costas em homens e no colo em mulheres”, exemplifica a médica.

Clareamento de pele é uma solução contra as manchas

É possível se prevenir destas manchas, que podem incomodar esteticamente no futuro. E a melhor maneira, você deve imaginar, é protegendo-se do sol. Elas podem ser evitadas com filtro solar e medidas de fotoproteção, como uso de chapéus, camisetas UV e permanência em áreas de sombra.

Caso você já possua essas marcas ou conheça alguém que queira se livrar delas, existem diferentes métodos para o clareamento da pele e que solucionam esta insatisfação. O ideal é que sejam colocados em prática no inverno. “Há o uso de ácidos, peelings, criogenia ou lasers. Mas nada melhor do que ir ao dermatologista para avaliação individual para sua pele”, afirma a profissional.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que idosos caucasianos costumam ter manchas escuras na pele?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.