Dormir mal pode piorar as olheiras?

  • +A
  • -A

As olheiras são caracterizadas por uma tonalidade escura da pele na região ao redor dos olhos e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro, são marcadas pela coloração amarronzada ou arroxeada. Elas são muito associadas a problemas no sono, mas será que isso é verdade? Uma noite mal dormida pode contribuir para piorar as olheiras?

Problemas no sono podem agravar um dos tipos de olheiras


“As olheiras têm origem multifatorial. Dentre esses fatores, encontra-se o
componente vascular que, após uma noite mal dormida, pode mostrar-se em evidência tanto pela presença do pigmento azulado hemossiderina, quanto pela drenagem linfática diminuída”, afirma a dermatologista Elizabeth Senra. 

Para amenizar as olheiras de origem vascular e relacionadas ao sono, é fundamental adotar hábitos capazes de ajudar a dormir melhor. Manter horários regulares para deitar e acordar, diminuir a luminosidade e ruídos, evitar usar o celular ou o computador antes de dormir e regular a temperatura do ambiente são alguns exemplos. 

Cremes dermatológicos ajudam a diminuir as olheiras


No entanto, a especialista reconhece que isso nem sempre é possível e sugere alternativas: “Podemos abrir mão de cremes para a região dos olhos com ativos que melhoram essa drenagem e melhoram o aspecto das bolsas e o pigmento azulado. Mas, vale lembrar que tudo isso é em longo prazo”. Há também
cremes clareadores que são muito úteis no tratamento das olheiras. 

No consultório dermatológico, também podem ser realizados outros tratamentos para diminuir as olheiras de origem vascular. Dra. Elizabeth cita como exemplos os lasers e o ultrassom microfocado, com o objetivo de ajudar os ligamentos de sustentação que existem na pele da região dos olhos. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro (SBDRJ): http://sbdrj.org.br/catnoticias/olheiras-causas-e-tratamentos/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elizabeth Senra

Dra. Elizabeth Senra

Dermatologia

CRM: 114229 / SP

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dormir mal pode piorar as olheiras?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.