Dermatologia: descubra como o ativo Resveratrol pode auxiliar no clareamento de manchas na pele


  • +A
  • -A
Imagem do post Dermatologia: descubra como o ativo Resveratrol pode auxiliar no clareamento de manchas na pele

É muito importante manter a pele saudável, hidratada e sem manchas, que geralmente são causadas pela exposição solar. O uso do filtro é fundamental na prevenção, mas existem outros ativos que podem ajudar na reparação dos danos causados pela radiação do Sol, como as manchas e linhas de expressão. Uma dessas substâncias é o resveratrol, um agente clareador com propriedades antioxidantes, que traz uma série de benefícios para a pele e para outras partes do corpo.

 

Como o resveratrol atua?

 

Existem, em linhas gerais, dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O primeiro está relacionado ao elemento cronológico, ou seja, a passagem natural do tempo. O segundo refere-se a fatores externos, como poluição, má qualidade de sono, tabaco e exposição ao sol, que intensificam o surgimento de manchas. O resveratrol é um polifenol com efeitos antioxidantes, que combate essa pigmentação irregular causada na pele pelo Sol, especificamente por meio da redução da hiperpigmentação provocada pela radiação UVB. “Ele atua em sítios de ligação específicos na epiderme, retardando o envelhecimento e mantendo a beleza da pele”, explica a dermatologista Sara Bragança.

 

O bom e velho vinho tinto

 

Você já deve ter ouvido falar do poder do vinho tinto para a saúde, não é mesmo? Isso é possível graças ao resveratrol, conforme explica a dermatologista. “Ele está presente principalmente nas uvas vermelhas e no vinho tinto, quanto mais vermelho, maior será a concentração dessa substância. Também é encontrado na pasta de amendoim, cacau em pó e chocolate escuro, assim como em amoras e mirtilo”, diz Sara. Vale lembrar que, no caso do vinho, o consumo deve ser moderado, já que o álcool pode ser prejudicial, inclusive para a saúde da pele. Consultar seu médico é importante para estabelecer a quantidade ideal para sua condição física.

 

Substância também age contra doenças cardíacas e o câncer

 

O interesse em relação ao resveratrol e seus benefícios para a saúde está cada vez mais intenso, já que a substância também apresenta outras propriedades benéficas. “Além de um potente antioxidante, o resveratrol atua como Inibidor da agregação plaquetária, protege o sistema cardíaco, combate ao colesterol ruim (LDL), melhora a flexibilidade de vasos sanguíneos e impede a proliferação de células cancerígenas”, explica a médica.

 

Bons hábitos ajudam na manutenção de uma pele saudável

 

A dermatologista ressalta que alguns cuidados simples podem te ajudar a ter uma pele com um aspecto saudável, sem manchas, independente da idade. Uma boa alimentação, aliada à atividade física regular, conta muitos pontos. Além disso, a limpeza diária da pele é essencial para sua preservação, incluindo a remoção completa da maquiagem. “O uso de protetor solar é essencial, com reaplicações a cada duas horas enquanto durar a exposição à radiação solar. E, claro, beba bastante água”, conclui.

Sara Bragança é médica pós-graduada em Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética

 

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dermatologia: descubra como o ativo Resveratrol pode auxiliar no clareamento de manchas na pele"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.