Como aproveitar o período de isolamento social para tratar manchas na pele?

  • +A
  • -A

O período atual de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está sendo marcado por muitos desafios na rotina das pessoas. Apesar disso, é possível enxergar alguns benefícios em ficar o tempo todo em casa. O cuidado com a pele (tratamento contra manchas, rugas linhas de expressão, etc.), é um exemplo disso, especialmente pela diminuição do contato com os raios solares.

Uso de filtro solar é essencial


“Esse momento de isolamento social pode ser interessante para o
tratamento das manchas na pele, especialmente, pelo seguinte: como um dos tratamentos para manchas envolve aplicação de cremes contendo ácidos – os quais tendem a descamar e, às vezes, irritar um pouco a pele – não poder sair de casa e nem ter que se expor ao sol permite que a pele fique mais protegida”, explica a dermatologista Alexandra Bononi.  

Mesmo assim, ficar em casa não significa que não é preciso passar filtro solar. Segundo a especialista, este cuidado diário com a pele deve ser mantido na quarentena, mesmo para quem praticamente não pega sol. “A luminosidade e luz artificial (o que inclui computador e celular) também são causadoras de manchas, então é imprescindível passar o filtro solar, principalmente se a pele está sendo tratada mais intensivamente”, orienta a médica.

Produtos clareadores ajudam no tratamento contra manchas na pele


Também são
indicados produtos clareadores, que podem ser muito úteis para tratar problemas de pigmentação (manchas), especialmente na pele do rosto e das mãos. Algumas marcas oferecem modelos de clareadores multifuncionais, que contam com proteção solar e ação antioxidante, o que ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele. 

“Outra coisa benéfica nesse contexto é que a descamação também não vai atrapalhar tanto a rotina das mulheres que usam maquiagem diariamente, já que não há necessidade de se maquiar todos os dias por estarmos todos em casa. Por outro lado, se está sendo necessário sair de casa, o uso obrigatório de máscara pode irritar mais ainda a pele que estiver frágil com tratamentos”, informa a profissional.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como aproveitar o período de isolamento social para tratar manchas na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.