É possível clarear manchas na pele das axilas?


  • +A
  • -A

O aparecimento de manchas nas axilas é bastante comum e pode ocorrer por diferentes fatores do dia a dia, como uso camiseta apertada, uso de desodorante com álcool, não se secar corretamente etc. Para o alívio de quem sofre com o problema, o mesmo pode ser solucionado com o clareamento das manchas, o que pode ser feito de maneiras distintas.

Principais causas do surgimento de manchas nas axilas


“O escurecimento das axilas, apesar de incomodar muito, na grande maioria dos casos não está relacionado a doenças. Essas manchas são, na verdade, muito comuns e podem surgir simplesmente pelo atrito, por alergias a alguns componentes de desodorante,
depilação com cera e até por exposição ao sol”, afirma a dermatologista Vivian Amaral.

Até mesmo o atrito da própria pele pode fazer com que surjam manchas na pele das axilas. Isso acontece bastante com pessoas acima do peso. É interessante destacar que todas as causas das manchas nas axilas constituem um processo inflamatório. Este gera uma hipercromia (desordem de pigmentação por excesso de melanina), justificando a formação das manchas.  

Tratamento para clarear manchas nas axilas


Segundo a especialista, tratamentos simples, como peelings químicos superficiais, além do uso domiciliar de
cremes despigmentantes e desodorantes clareadores, são capazes de suavizar as manchas. O tratamento indicado dependerá do grau de severidade das manchas, mas, de forma geral, as medidas citadas dão conta de controlar o problema.

Em casos específicos, manchas nas axilas podem ter causa mais séria


Apesar das manchas nas axilas normalmente não representarem nenhum problema maior, existem situações específicas que contrariam isso. “Alguns casos podem, entretanto, estar relacionados a fatores hormonais e metabólicos, como síndrome dos ovários policísticos e intolerância à glicose. Por isso, o médico dermatologista deve ser sempre consultado”, informa Vivian.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vivian Amaral

Dra. Vivian Amaral

Dermatologia

CRM: 52-76090-0 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "É possível clarear manchas na pele das axilas?"

Steney Fortunato de Lima

Bom dia! Show 👏👏👍

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Steney. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue por aqui para receber mais informações e dicas como essa. Até a próxima.

Rosana Biancchi

Gostaria de dicas de desodorantes que posso usar para não manchar as axilas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosana. Apesar das manchas nas axilas normalmente não representarem nenhum problema maior, existem situações específicas que contrariam isso. Por essa razão, é indicado procurar um dermatologista para uma avaliação e melhores orientações. Um abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.