Por que a ação antibacteriana é importante em produtos voltados para o tratamento da acne?


  • +A
  • -A

A acne é uma inflamação na pele causada por diversos fatores, inclusive pela ação de bactérias. A produção de sebo exagerada que obstrui os folículos pilosos (de onde saem os pelos) favorece a multiplicação de bactérias que provocam a acne. Sendo assim, uma das formas de tratar o problema é apostar no uso de produtos com ação antibacteriana.

Ação bacteriana no desenvolvimento da acne

“A acne é uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores têm influência em sua origem. Sabe-se, atualmente, que uma bactéria específica, o Propionibacterium acnes, pode ser responsável pela inflamação e desenvolvimento do quadro. Essa bactéria é comumente presente na flora normal da pele, principalmente nas áreas de maior produção sebácea”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

Essa bactéria não é o único fator relevante para entender o desenvolvimento da do problema, tanto que todos têm normalmente a Propionibacterium acnes, mas nem todo mundo apresenta espinha. “Sabemos que essa bactéria tem um papel importante no desencadeamento de inflamação em alguns pacientes, porém a genética, o sistema imune, a qualidade da secreção sebácea, também influenciam”, pontua a dermatologista.

Tratamento contra acne

É importante procurar um dermatologista para encontrar o melhor tratamento. Em casos mais leves, produtos tópicos, como aqueles com ácido salicílico, podem ajudar a regular a oleosidade da pele e a reduzir o quadro. Em casos mais severos, podem ser necessários inclusive antibióticos. “Os antibióticos via oral e tópicos agem pelo efeito bactericida e anti-inflamatório na acne”, completa Daniela.

É importante ter muita cautela ao usar esses medicamentos, buscando sempre o acompanhamento do dermatologista, pois há o risco de resistência bacteriana quando o produto é utilizado de forma errada. Além disso, é interessante aliar ao uso dos remédios cuidados com a higiene da pele no geral e com a alimentação, pois isso também influencia na manifestação da acne.   

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a ação antibacteriana é importante em produtos voltados para o tratamento da acne?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.