É possível chegar à velhice sem varizes? Como?

  • +A
  • -A

Por mais que um dos principais fatores de risco para a manifestação de varizes seja o processo natural de envelhecimento, é possível chegar à velhice sem varizes. Porém, é necessária uma combinação de fatores favoráveis para que isso ocorra. A adoção de hábitos saudáveis ainda na juventude é um ponto fundamental para chegar à terceira idade sem ou com poucas varizes.

Cuidados para chegar à velhice sem varizes


É possível chegar à velhice sem varizes, mas deve-se ter em mente que uma das maiores causas de insuficiência venosa é o próprio processo de envelhecimento natural. Sendo assim, a pessoa teria que ter uma genética bastante favorável e manter uma vida muito regrada em termos de saúde”, explica o angiologista Jayme Ramos Filho. 

Diversos hábitos de vida saudáveis contribuem para evitar e controlar um quadro de varizes, desde prática regular de atividades físicas até não fumar, por exemplo. “Fazer atividades físicas regulares, usar meias de compressão de forma regular e visitar um cirurgião vascular e/ou um angiologista de forma rotineira são alguns dos cuidados de saúde importantes para tratar varizes”, afirma o especialista.

De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o paciente com varizes ou o indivíduo que quer evitar varizes também deve seguir outras dicas, como: evitar ganho excessivo de peso; não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado; adotar uma dieta rica em fibras para evitar constipação intestinal; e não utilizar cintas abdominais apertadas.

Principais medidas de tratamento


O
tratamento das varizes pode ser feito com uso de medicamentos específicos que melhoram a circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue não se acumula nos membros inferiores e, consequentemente, controla-se as varizes. Outra medida de tratamento comum é a realização de cirurgia. Esta costuma ser indicada em casos um pouco mais severos, mas é considerada um procedimento simples e de baixo risco.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):

https://sbacv.org.br/varizes/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "É possível chegar à velhice sem varizes? Como?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.