A infecção pelo novo coronavírus pode deixar sequelas nos pulmões?

  • +A
  • -A

A COVID-19 é uma infecção viral respiratória que ataca os pulmões, causando sintomas como dor ou pressão no peito, falta de ar e tosse. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma em cada seis pessoas infectadas pelo novo coronavírus fica gravemente doente, apresentando uma maior dificuldade para respirar. Será que a doença pode deixar sequelas nos pulmões? Descubra!

A maioria dos casos de COVID-19 não provoca sequelas nos pulmões


De acordo com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), apenas alguns casos graves de pacientes com COVID-19, geralmente aqueles que vão para terapia intensiva, apresentam um certo grau de fibrose pulmonar, ou seja, uma lesão ou dano ao tecido pulmonar que compromete a elasticidade do órgão e a troca gasosa.

A maioria dos casos evolui para uma melhora sem sequelas. “Em geral, as infecções pela COVID-19 não deixam sequelas. Mas, alguns pacientes que entram em insuficiência respiratória ou que apresentam outras complicações mais graves podem ter alta hospitalar com várias sequelas. Mesmo assim, muitas delas são recuperáveis”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.

Pessoas com doenças crônicas podem ter complicações mais graves

O especialista explica que portadores de doenças respiratórias, como bronquite, asma e DPOC, podem evoluir para quadros mais graves e, portanto, são os mais sujeitos a ter sequelas nos pulmões. Por isso, é ainda mais importante seguir as principais orientações de prevenção ao novo coronavírus.

Pessoas com mais de 60 anos, portadoras de doenças crônicas mal controladas, como DPOC e asma, se adquirirem qualquer virose podem ter uma evolução pior. Assim, devem manter sua medicação em dia, não fumar, ter sua vacinação regularizada para doenças como gripe, coqueluche e pneumococo e seguir as orientações de isolamento social”, recomenda o médico.

 

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS): https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Dados do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz): https://portal.fiocruz.br/pergunta/o-coronavirus-pode-causar-sequelas-mesmo-depois-de-curado

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ciro Kirchenchtejn

Dr. Ciro Kirchenchtejn

Pneumologia

CRM: 50579 / SP

TAGS
coronavirus
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A infecção pelo novo coronavírus pode deixar sequelas nos pulmões?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.