Fibrose pulmonar: como funciona o tratamento para a doença que causa dificuldades na respiração?


  • +A
  • -A
Imagem do post Fibrose pulmonar: como funciona o tratamento para a doença que causa dificuldades na respiração?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), estudos científicos internacionais apontam que a fibrose pulmonar atinge entre 10 a 20 pessoas, em um universo de 100 mil indivíduos. A doença consiste na inflamação do tecido alveolar, que realiza as trocas gasosas do corpo, mas acaba sendo substituído por um tecido de cicatrização, conhecido como fibrose.

O problema ataca os alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas de gases, e se manifesta sob a forma de tosse seca e dificuldade para respirar. “Em longo prazo, esses sintomas podem se intensificar, com baixa oxigenação no sangue e piora importante da falta de ar, em alguns casos aos mínimos esforços e até mesmo no repouso” alerta o pneumologista Rodrigo Athanazio.

Sem cura para casos avançados

Segundo o médico, em casos avançados, ainda não há uma cura para a doença porque a lesão é irreversível. Entretanto, se o problema for diagnosticado antes que a fibrose se estabeleça, torna-se possível combater a causa da inflamação do tecido. Desta forma, a doença não avança e o paciente mantém sua saúde num nível estável.

“As áreas de inflamação aguda são tratadas com drogas anti-inflamatórias, que incluem os corticoides. Existem alguns remédios que podem melhorar a tosse e se o paciente estiver com oxigenação baixa, devemos prescrever oxigenoterapia domiciliar”, afirma Athanazio. Para prevenir o surgimento da fibrose pulmonar, ele recomenda evitar o tabagismo e a exposição a mofo e substâncias químicas presentes em algumas indústrias.

O pneumologista ainda diz ser importante diferenciar a doença de outro problema pulmonar: “A fibrose cística se caracteriza por uma alteração genética em que o corpo produz uma secreção pulmonar (muco) mais espessa e pode levar a uma infecção respiratória de repetição e dilatação dos brônquios.”

Dr. Rodrigo Abensur Athanazio é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122658

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Fibrose pulmonar: como funciona o tratamento para a doença que causa dificuldades na respiração?"

jose maria gomes

minha situação atual é estável, faço oxigenoterapia, procurando manter uma respiração satisfatória após esforços que assim exigem.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.