Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição


  • +A
  • -A
Imagem do post Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Uma vez doente, os alvéolos ficam irritados e comprometem a capacidade respiratória. Mas o enfisema pulmonar tem cura? Consultamos o pneumologista Ciro Kirchenchtejn para responder esta questão.

Cigarro é a principal causa da doença

A patologia, na maioria dos casos, é produto de muitos anos de fumo de cigarro: “A fumaça do cigarro, ao ser inalada, pode lesar a mucosa da língua, cordas vocais e brônquios, causando uma inflamação crônica, muitas vezes irreversível. Mas ao chegar aos alvéolos pulmonares, pode causar o enfisema”, conta Kirchenchtejn.

Mas também há outros agentes que podem provocar o enfisema, como a inalação de poeira, poluentes e fumaças tóxicas em grande escala, como lembra o pneumologista: “Estes gases tóxicos, em pessoas susceptíveis, levam à destruição dos alvéolos, que são as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas nos pulmões, ou seja, pela obtenção do oxigênio. Registros hereditários também já foram feitos como fator contribuinte para o aparecimento da doença.

Não tem cura, mas pode ser tratado

Infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. O médico volta a falar no cigarro e é categórico: : “O principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro. Quanto mais cedo, melhor.”

Além de parar de fumar, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associdos a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Em alguns casos mais graves, “a doença deve ser tratada com cirurgia ou o pneumologista pode indicar um transplante de pulmão”, conta o especialista.

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP. CRM-SP 50579

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição"

Pollyanne

Gostaria de saber se Enfisema pulmonar tem cura a minha comadre está com esse quadro e é fumante mais ela descobriu agora e ela só o sintoma que percebi era só tosse .

Pierangel Cistina ferdes de grande

Tem Cirurgia a Efisema pulmonar avançada ?

Maria Conceição dos santos

Gostaria de saber mais achou que e isto quê eu estou tive uma crise muito forte estes dias a medicação deu uma reação muito rui com do acabou

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e realizar um diagnóstico. Orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência, assim ele poderá prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Marlene

Quem é portadora de enfizema pulmonar em estado grave, pode ser submetido a cirurgia de catarata?

Cuidados Pela Vida

Oi Marlene, na consulta do pré-operatório, informe ao médico que fará a cirurgia sobre sua condição de saúde, assim ele poderá te passar as orientações necessárias. Abraços.

Augusta Alves de Araujo

Gostaria de saber como fazer para consultar dom o dr.Ciro pois sou portadorade efisema plumonar

Cuidados Pela Vida

Oi Augusta, o Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Mavia

Boa noite!Minha mãe está com falta de ar muita tosse não consegue respirar direito ela é fumante a muito tempo isso é enfisema pulmonar tem cura?

Rita

Minha mãe foi diagnosticada com enfisema e não para de fumar passaram bup ela melhorou mas parou de tomar o remédio e voltou a fumar muito este remédio realmente ajuda

Claudio José De souza junior

ComO faço para melhorar isso na minha mãe ela tem efizema pulmonar para ela ter uma vida melhor ela só vive no oxigênio.

Cuidados Pela Vida

Oi Mavia, o enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Infelizmente seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. Leve sua mãe em uma consulta com o médico pneumologista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para ela. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Rita, o principal tratamento é parar de fumar, além de aliar isso com as medicações que aliviam os sintomas. Tente verificar com o médico dela, uma alternativa para que ela consiga largar o cigarro. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Claudio, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Verifique com o médico de sua mãe, quais as opções de tratamento disponíveis para o caso dela. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.