Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição


  • +A
  • -A
Imagem do post Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Uma vez doente, os alvéolos ficam irritados e comprometem a capacidade respiratória. Mas o enfisema pulmonar tem cura? Consultamos o pneumologista Ciro Kirchenchtejn para responder esta questão.

Cigarro é a principal causa da doença

A patologia, na maioria dos casos, é produto de muitos anos de fumo de cigarro: “A fumaça do cigarro, ao ser inalada, pode lesar a mucosa da língua, cordas vocais e brônquios, causando uma inflamação crônica, muitas vezes irreversível. Mas ao chegar aos alvéolos pulmonares, pode causar o enfisema”, conta Kirchenchtejn.

Mas também há outros agentes que podem provocar o enfisema, como a inalação de poeira, poluentes e fumaças tóxicas em grande escala, como lembra o pneumologista: “Estes gases tóxicos, em pessoas susceptíveis, levam à destruição dos alvéolos, que são as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas nos pulmões, ou seja, pela obtenção do oxigênio. Registros hereditários também já foram feitos como fator contribuinte para o aparecimento da doença.

Não tem cura, mas pode ser tratado

Infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. O médico volta a falar no cigarro e é categórico: : “O principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro. Quanto mais cedo, melhor.”

Além de parar de fumar, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associdos a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Em alguns casos mais graves, “a doença deve ser tratada com cirurgia ou o pneumologista pode indicar um transplante de pulmão”, conta o especialista.

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP. CRM-SP 50579

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

40 comentários para "Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição"

Pollyanne

Gostaria de saber se Enfisema pulmonar tem cura a minha comadre está com esse quadro e é fumante mais ela descobriu agora e ela só o sintoma que percebi era só tosse .

Pierangel Cistina ferdes de grande

Tem Cirurgia a Efisema pulmonar avançada ?

Maria Conceição dos santos

Gostaria de saber mais achou que e isto quê eu estou tive uma crise muito forte estes dias a medicação deu uma reação muito rui com do acabou

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e realizar um diagnóstico. Orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência, assim ele poderá prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Marlene

Quem é portadora de enfizema pulmonar em estado grave, pode ser submetido a cirurgia de catarata?

Cuidados Pela Vida

Oi Marlene, na consulta do pré-operatório, informe ao médico que fará a cirurgia sobre sua condição de saúde, assim ele poderá te passar as orientações necessárias. Abraços.

Augusta Alves de Araujo

Gostaria de saber como fazer para consultar dom o dr.Ciro pois sou portadorade efisema plumonar

Cuidados Pela Vida

Oi Augusta, o Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Mavia

Boa noite!Minha mãe está com falta de ar muita tosse não consegue respirar direito ela é fumante a muito tempo isso é enfisema pulmonar tem cura?

Rita

Minha mãe foi diagnosticada com enfisema e não para de fumar passaram bup ela melhorou mas parou de tomar o remédio e voltou a fumar muito este remédio realmente ajuda

Claudio José De souza junior

ComO faço para melhorar isso na minha mãe ela tem efizema pulmonar para ela ter uma vida melhor ela só vive no oxigênio.

Cuidados Pela Vida

Oi Mavia, o enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Infelizmente seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. Leve sua mãe em uma consulta com o médico pneumologista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para ela. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Rita, o principal tratamento é parar de fumar, além de aliar isso com as medicações que aliviam os sintomas. Tente verificar com o médico dela, uma alternativa para que ela consiga largar o cigarro. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Claudio, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Verifique com o médico de sua mãe, quais as opções de tratamento disponíveis para o caso dela. Abraços.

Senilde Brito

Meu filho nunca fumou,nao bebi e foi diagnosticado com enfisema pulmonar,foi ao especialista ela falou de cirurgia,mais ele não tem muita falta de ar,faz exercícios físicos ,mais tem uma respiração ofegante,quero saber se a pessoa pode viver normal,tem apenas22anos,?

Cuidados Pela Vida

Olá Senilde, infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Como afirma o pneumologista Dr. Ciro Kirchenchtejn, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Porém em alguns casos mais graves, a doença deve ser tratada com cirurgia. O indicado é que seu filho continue em acompanhamento com o especialista, e siga as recomendações dadas por ele. Abraços.

Marli Barbosa Pereira

boa noite meu esposo e portador da doença de chagas,e moramos em Mogi Guaçu SP o médico disse ao meu esposo que ele está com enfisema pulmonar e ele tem Unimed e queria saber como fazemos para passar em uma consulta com esse médico Ciro Kirchenchteyn

Cuidados Pela Vida

Olá Marli, o Dr. Ciro Kirchenchtejn atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP. Abraços.

Dulcinea alexandre roque

Eu estou com comecinho de efizema pulmonar o medico meu deu um remedio pois o mesmo fez minha presaao subi ai tive e para o tratamento o que faco

Cuidados Pela Vida

Oi Dulcinea, retorne em consulta com o médico para que ele possa realizar a manutenção necessária no tratamento prescrito. Abraços.

Ivete Monteiro

Minha irma esta com cancer no pulmao e faz quimio á cinco meses e agora esta tbm com efisema isto quer dizer que esta se agravando o quadro e eles realmente vivem no maximo cinco anos?

Lucila Trombini

Enfisema pulmonar é progressivo?

Cuidados Pela Vida

Olá Ivete,converse com o médico da sua irmã sobre o caso dela, somente ele poderá te dar informações mais precisas sobre o quadro.Estimamos melhoras.

Caroline

Minha mãe esta com câncer no pulmão fumou durante 40 anos , esta muito magra , esta com oxigênio , e ainda e soro positivo ,medico disse que nao tem mais oque fazer ! Sera que se ela fazer a quimioterapia ajudarar a vive mais ?

Geraldo Saraiva

Tenho setenta anos e fumante a quarenta. Não tenho ainda enfisema e pergunto, se parar de fumar hoje, pelo fato de ser fumante a tanto tempo, terei forçosamente esta doença ?

Cuidados Pela Vida

Olá Geraldo, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/parou-de-fumar-pode-desenvolver-dpoc
Abraços.

Givanilda Rodolphe

Estou com esta doença,descobri agora,estou sentindo muita dor nas costas e no meio do tórax,fico muito fraca.

Cuidados Pela Vida

Oi Givanilda, verifique com o seu médico quais as opções de tratamento disponíveis para o seu caso. Melhoras.

Luiz Antunes

Bom Dia, Doutor!Meu sogro foi diagnosticado com enfisema pulmonar a 4 anos atrás é continua fumando até hoje, porém faz uso de bombinha receitada pelo especialista, porém nos últimos tempos estamos percebendo uma piora em sua tosse. Como devo proceder uma vez que meu sogro não quer parar de fumar? Será que mesmo ele usando a bombinha a doença pode progredir?

Cuidados Pela Vida

Oi Luiz, o principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro. Além de parar de fumar, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associados a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Oriente seu sogro a retornar em consulta para que o médico o auxilie. Abraços.

maura

o que e centrolobular discreto deu no exame da tomografia e perigoso

Cuidados Pela Vida

Oi Maura, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientações adequadas. Abraços.

Liliane dalbo

Meu descobriu agora. E a médica falou que não tem mais jeito… O caso dele é grave… Não mais importando se ele pare ou não de fumar. E que ele há pouco tempo de vida. Estou curiosa pois vejo nos seus relatos que pode ser feito transplante de pulmão…pq será que ela não indicou?

Cuidados Pela Vida

Oi Liliane, converse com a médica para que ela possa esclarecer essa dúvida. Abraços.

Mônica

Minha mãe descobriu q está com efisema pulmonar. Com 30 porcento do pulmão, é muito grave?

Cuidados Pela Vida

Oi Mônica, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/enfisema-pulmonar-quais-caracteristicas
Abraços.

Sandra Muniz

Nunca fumei, e acabo de descobrir que estou com enfisema pulmonar. Fiquei chocada e decepcionada, pois ando bem limitada. Não consigo exercitar canso facilmente. Não sei como será minha vida a partir de agora.

Cuidados Pela Vida

Oi Sandra, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/tratamento-enfisema-pulmonar
Abraços.

Melita sohn

Fumei muitos anos mas agora parei sempre uma tosse muito forte fui no médico ele mandou fazer uma tomografia. No diagnóstico dele to cm efizema pulmonar me deu pontada de peonomia eu não tenho falta de ar agora sim dores nas costas no lado no deitar efizema da febre pq nen cm a pontada tive febre minha tosse diminuiu 95% pq medico deu medicasao obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Melita, em geral os sintomas de enfisema pulmonar aparecem como tosse, chiado e aperto ao respirar, respiração rápida e dificuldade para respirar. Como consequência, o paciente pode apresentar sensação de dor e cansaço. Se você apresentar febre realize uma consulta com o médico para que ele possa avaliar a causa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.